A uva que será entregue aos visitantes da Festa da Uva 2022 começou a ser armazenada nesta quinta-feira (27) em Caxias do Sul. Foram recebidas cerca de 30 toneladas da fruta produzidas por 14 agricultores do município. A expectativa dos organizadores do evento, agendado para ocorrer entre 18 de fevereiro e 6 de março, é distribuir entre 150 mil e 200 mil quilos de uva, das variedades Niágara Rosada, Niágara Branca e Isabel.
De acordo com o secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, o símbolo da festa está sendo armazenado em câmaras frias cedidas por uma empresa de Caxias. Os cachos ficarão até o dia do evento sob uma temperatura entre 0,5ºC e 1ºC. Segundo ele, os visitantes serão recepcionados nos pavilhões e nos desfiles com uma uva doce, gelada e de qualidade.
— Pude experimentar e, sem dúvida, é uma uva fantástica, uma das melhores que já produzimos. Ela tem um tamanho menor, mas é ótima — define ele, que também integra a Comissão Comunitária do evento.
O cronograma prevê que novos cachos sejam recebidos até mesmo durante o evento. Ainda segundo Menegotto, a variedade Isabel é a que tem colheita mais tardia e ainda não chegou ao centro de armazenamento da fruta. Neste ano, a uva será distribuída na entrada do evento e também em um ponto próximo ao Pavilhão 2. Haverá também a entrega da uva durante os seis desfiles na Rua Sinimbu.
Nesta quinta, a rainha Pricila Zanol e as princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann estiveram no local onde as frutas ficarão armazenadas e acompanharam a chegada das uvas produzidas pelo agricultor Clademir Antônio Zanesi, do 1º Distrito.