Moradores do bairro Petrópolis, em Caxias do Sul, reclamam de estarem recebendo água barrenta nas torneiras de suas residências e de constantes interrupções no abastecimento. O problema, segundo o relato deles, começou há cerca de dois meses, quando se iniciou uma obra de saneamento básico na região.
— Começaram uma obra para canalizar o esgoto, mas a partir do momento em que as máquinas entraram, é constantemente falta de água — conta a professora Ceres Maria Machado Vieira, 65 anos.
O analista de sistema Daniel Dalsoto, 41, explica que a interrupção no abastecimento tem ocorrido em diversos horários do dia e da noite, sem que haja alguma comunicação oficial por parte do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto.
— A partir dessa obra, começaram esses problemas de falta de água e, às vezes, água barrenta, como hoje — detalha.
A situação tem causado prejuízos aos moradores. A aposentada Maria Beatriz Cunha, 68, conta que, na casa dela, a água ficou barrenta na segunda-feira (24) e isso causou um transtorno:
— Infelizmente, roupas têm ficado manchadas. Eu estou com uma máquina de roupa branca toda manchada.
Os moradores também dizem que já abriram diversos protocolos e não recebem retorno. Nesta terça-feira (25), o Samae divulgou nota (veja abaixo na íntegra) em que admite problemas no abastecimento em diversas regiões da cidade, desde o domingo (23). No entanto, como os moradores do Petrópolis sofrem com o problema desde antes desse período, o Samae disse que enviará equipes para conferir a situação.
A recomendação é que os moradores não consumam a água com coloração alterada.
Nota do Samae
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) informa que, no último domingo (23/01), ocorreram problemas técnicos na Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre, devido à falta de energia elétrica, baixando o nível do Centro de Reservação Jardim das Hortênsias. Com isso, o abastecimento dos bairros que recebem água do Sistema Marrecas como Diamantino, Serrano, Fátima, Petrópolis e Pioneiro, foi paralisado durante algumas horas. Nesse período, pode ter desprendido óxidos metálicos presentes na tubulação, fazendo com que a água, ao retornar com a pressão normal, ficasse com uma coloração escura.
Na segunda-feira (24/01), a equipe do Samae realizou diversas descargas na rede. O trabalho segue durante esta terça-feira em locais pontuais. Caso o usuário ainda registre problemas no abastecimento, o Samae orienta que entre em contato pelo telefone 115 e solicite que seja realizada descarga na rede.
A autarquia também orienta à população que, mesmo a água não apresentando riscos à saúde, não seja ingerida.