Em Caxias do Sul, nesta quarta-feira (19), inicia a vacinação infantil e a aplicação da quarta dose de reforço em imunossuprimidos, além disso, tem oferta de vacinação para os demais públicos normalmente. Nesta quarta, podem se vacinar as crianças de cinco a 11 anos com comorbidades, que precisam estar acompanhandas dos pais ou responsáveis.
Na quinta-feira (20), será a vez de crianças de 10 e 11 anos sem comorbidades. A vacinação fica concentrada nas unidades básicas de saúde (UBSs) Bela Vista, Belo Horizonte, Mariani, Parque Oásis, Pioneiro, Planalto Rio Branco, São Caetano, São Leopoldo e Século XX. Nesses locais, não haverá vacinas contra covid-19 para adultos. As salas de vacina para o calendário de rotina também serão reabertas nesta quarta-feira nas mesmas nove UBSs.
Também é ofertada a primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos, a segunda dose para quem se vacinou com AstraZeneca ou Pfizer até 24 de novembro, a terceira dose, em maiores de 18 anos, que fizeram segunda aplicação em 19 de setembro e, a dose de reforço, para pessoas imunossuprimidas, que fizeram a segunda dose dia 22 de dezembro. A imunização ocorre na Unidade Básica Vacinadora (UBV) Alvorada e nas UBSs Centro de Saúde, Cristo Redentor, Diamantino, Fátima Alta, Madureira, Rio Branco, Santa Lúcia Cohab, São José, Serrano, até as 15h. No Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon, Vila Ipê, o atendimento é até 19h. Já a UBS Forqueta imuniza mediante agendamento pelos telefones (54) 3901-1191 ou (54) 3901-2519.
A primeira dose para pessoas com mais de 18 anos e a segunda dose para quem se vacinou com CoronaVac até o dia 22 de dezembro são oferecidas na UBV Alvorada e nas UBSs Centro de Saúde, das 8h às 15h e, Cinquentenário, até as 19h. Já a dose de reforço da Janssen, para quem se vacinou há mais de dois meses, está sendo aplicada na UBV Alvorada e nas UBSs Centro de Saúde, Cristo Operário, até 15h, e também nas UBSs Cinquentenário, até 19h. A quarta dose para pessoas imunossuprimidas está disponível para quem fez a terceira dose até o dia 19 de setembro. A aplicação será nas UBV Alvorada e nas UBSs Cristo Redentor e São José, das 8h às 15h.
Em Flores da Cunha, por conta da vacinação infantil, não serão aplicadas vacinas contra a covid-19 para pessoas acima de 12 anos no Centro de Saúde na quarta (19), quinta (20) e sexta (21). No caso da vacinação infantil, a aplicação será no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi. A vacinação segue até sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h15min às 17h. A criança precisa estar acompanhada pelos pais e/ou responsáveis.
Em Bento Gonçalves, a imunização de crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades será realizada na Unidade Central e no Centro de Referência Materno Infantil, das 13h às 16h30min, de segunda a sexta-feira. Também é oferecida dose de reforço para as pessoas com mais de 18 anos que realizaram a segunda dose (Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca) no intervalo de quatro meses.
Está sendo ofertada ainda a primeira dose para pessoas a partir dos 12 anos, a segunda dose para quem fez a primeira dose de CoronaVac até 27 de dezembro e para quem se vacinou com Pfizer ou AstraZeneca até 18 de novembro. As vacinas podem ser feitas nas UBSs Zatt, Zona Sul, Eucaliptos, Licorsul, Central, Maria Goretti, Santa Marta, Conceição, Aparecida, Santa Helena e Progresso, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min.
A dose de reforço da Janssen será aplicada com intervalo de dois meses, nas unidades Zona Sul, Conceição e Ouro Verde, no mesmo horário. Já a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com imunossupressão ocorre nas unidades vacinadoras nas pessoas que receberam as três doses há quatro meses.
Em Farroupilha, a imunização de crianças entre 5 e 11 anos completos, indígenas, com comorbidades ou deficiências permanentes será nas Unidades Básicas de Saúde Central, do bairro América, Primeiro de Maio, São José e Cinquentenário. A imunização precisa ser agendada e é realizada somente no turno da manhã, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h. Os indígenas serão imunizados na comunidade onde residem pelas equipes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.
Para os demais públicos, todos os postos de saúde do município ofertam a vacina contra a covid-19. A aplicação pode ser feita em qualquer uma das unidades, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min ou das 13h às 16h. Na unidade de Vila Esperança a vacinação ocorre somente na quinta-feira, e no Burati, às sextas-feiras. As doses adicionais (para grupos específicos) são destinadas tanto para pessoas que estão no prazo como as atrasadas.
São disponibilizadas: primeiras doses para pessoas maiores de 12 anos, segundas doses de AstraZeneca e Pfizer (para quem se vacinou há 56 dias) e CoronaVac (para quem se vacinou há 28 dias), dose de reforço (para quem tomou a segunda dose há mais de quatro meses). A dose de reforço da vacina Janssen é feita exclusivamente no Centro de Especialidades em Saúde (CES), no bairro Centenário, na Rua Ulderico C. Lodi, 255 , mediante agendamento, por meio dos telefones (54) 3268-5332 ou 3261-1094.
Vacaria também imuniza as pessoas imunossuprimidas (que têm sistema imune deficiente) com a quarta dose. Podem receber a dose adicional, os integrantes desse público que tomaram a dose de reforço há mais de quatro meses. Além disso, o município também oferta a vacinação para os demais públicos nas unidades de saúde conforme disponibilidade de doses. A segunda dose de Pfizer e AstraZeneca é aplicada após oito semanas, a CoronaVac após 28 dias. A Unidade Básica Centro, na Rua Júlio de Castilhos, permanece com horário estendido, das 18h às 19h30min.
A vacinação infantil também inicia nesta quarta. É preciso agendar junto à unidade de saúde mais próxima. A aplicação será no Centro de Especialidades Médicas, ao lado da UPA.
Em Canela, a imunização das crianças será nas UBSs Leodoro de Azevedo, Santa Marta, Canelinha, São Luiz e na UBS Central, sempre nas terças e quintas-feiras, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min.
Além disso, tem oferta da primeira dose para a população adulta em todas as unidades de saúde Leodoro de Azevedo, Santa Marta, Canelinha, São Luiz e Central, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min. Para os demais públicos, cada imunizante é disponibilizado em dias específicos da semana: a CoronaVac nas quartas-feiras, a AstraZeneca nas segundas e quartas-feiras, Pfizer nas terças, quartas e quintas-feiras, já a Janssen é oferecida somente na Unidade Central, conforme disponibilidade.
Em Gramado, a vacina segue sendo aplicada na Unidade Básica de Saúde Carlos Altreiter Filho, na Várzea Grande, e na Unidade Básica de Saúde Dr. Érico Albrecht, no bairro Floresta, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 15h. Gramado disponibiliza a primeira ou segunda doses para adolescentes de 12 a 17 anos, bem como para pessoas maiores de 18 anos.
Além desses públicos, pessoas de todas as idades que tenham completado quatro meses após a segunda dose, incluindo os profissionais da saúde, devem comparecer para receber sua dose de reforço. Já as pessoas com imunossupressão devem receber a terceira dose do imunizante 28 dias após a segunda dose.