As equipes do Corpo de Bombeiros encontraram o corpo do adolescente que desapareceu no lago da Represa São Miguel, no complexo Dal Bó, em Caxias do Sul, por volta das 11h da manhã dessa segunda-feira (17). O jovem foi identificado como Quemuel Melos Teles, 14 anos. Seis servidores da corporação, sendo dois mergulhadores de Porto Alegre, faziam buscas ao jovem que sumiu depois de entrar a água no domingo (16) à tarde. Uma cruz foi colocada nas margens da represa no ponto onde o jovem desapareceu depois de entrar na água.
Esse é o segundo caso deste ano, e que envolve afogamento de adolescentes. Outro jovem também perdeu a vida afogado neste final de semana em Caxias. Nilmar Almeida, 13 anos, estava acampado com amigos na localidade de Nova Palmira, no distrito de Vila Cristina, e desapareceu no domingo (16) depois de entrar no Rio Caí. O corpo dele foi encontrado por volta das 8h15min.
O comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) de Caxias do Sul, tenente-coronel Julimar Fortes Pinheiro, pede cautela à comunidade, e principalmente, que evite tomar banho em locais proibidos como as represas. O pedido é reforçado pelo comando da Guarda Municipal (GM) que atua na fiscalização das represas ao lado dos Bombeiros para reduzir o número de mortes por afogamento.
Desde o lançamento desta edição da Operação Verão Seguro, que visa reduzir o número de afogamentos em Caxias do Sul, mais de 500 pessoas já foram abordadas na cidade. Segundo o diretor da Guarda Municipal (GM), Alex Oliveira Kulman, por volta da 13h30 de domingo (16) a corporação esteve no Complexo Dal Bó.
— Havia mais de 150 pessoas naquela área, e conversamos, orientamos. Duas horas depois fomos comunicados de um desaparecimento na água e a equipe acompanhou os bombeiros. Como não havia ninguém que confirmasse que havia um desaparecido, deixamos o local. Pedimos atenção a população para que não entrem na água — reforça ele.
De acordo com informações do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM), a confirmação de que o rapaz estava desaparecido ocorreu somente na noite de domingo (16) quando o pai dele contatou a corporação para relatar que o filho estava desaparecido. Ele fez isso após ser procurado por outro adolescente que contou a ele que viu o rapaz entrar na água quando estavam juntos na represa. Ainda conforme os bombeiros, o contato inicial foi durante a tarde quando um menino ligou por volta das 15h30min, e avisou que um jovem desapareceu na água.
Uma equipe acompanhada da Guarda Municipal (GM) foi até o local, mas não encontrou ninguém que confirmasse que havia um adolescente desaparecido. Como as informações eram desencontradas e o jovem que havia ligado parecia estar em choque e não respondia as tentativas de contato da equipe, eles deixaram o local, e pensaram que poderia se tratar de um trote. À noite um dos adolescentes falou com os pais do que desapareceu nas águas e contou a eles o que aconteceu. O pai, então, contatou os bombeiros, e, depois, o menino foi levado pelos pais dele até a sede da corporação para detalhar a ocorrência.