Na última semana, a Visate anunciou o reforço em dezenas de linhas do transporte público em Caxias do Sul. A orientação partiu da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (SMTTM), que regulamenta o trabalho da concessionária no município. Com as mudanças, alguns roteiros passaram a ter ônibus com maior capacidade de transporte de passageiros ou com mais frequência nas paradas. Isso tudo apesar de o calendário de férias escolares ainda estar em vigor.
Conforme a Secretaria de Trânsito, historicamente, os horários são reduzidos entre os últimos dias de dezembro e a segunda quinzena de fevereiro, período que diminui em 30% a presença de passageiros nos ônibus. No retorno das férias, são cerca de 105 mil passageiros por dia usando o transporte público. Em contrapartida a essa média histórica, no final do mês de janeiro deste ano, a prefeitura sugeriu a readequação por conta de um aumento da demanda.
Diariamente, seis agentes de trânsito municipais trabalham, exclusivamente, na fiscalização e no controle das linhas. Eles atuam nas EPIs e comprovaram a lotação excedente em 5% das linhas fiscalizadas. Em outros casos, as mudanças se deram pela necessidade de transporte dos moradores, que, por exemplo, trabalham na área da saúde.
— A contagem dos fiscais e as reclamações no Alô Caxias nos levam a formar um composto para avaliar as situações. Confirmada a necessidade, deslocamos uma equipe técnica que estuda o percurso e dá o aval para um ônibus maior trafegar no itinerário — explica o diretor executivo da Secretaria de Trânsito, Cleberson Babetzki.
É o caso das linhas Jardim Iracema e Belo Horizonte, que desde a quinta-feira (27) passaram a contar com veículos articulados em que é possível transportar mais passageiros e não mais o ônibus comum, de dois eixos. Essa alternativa nem sempre é possível, revela Babetzki, pois alguns trajetos não comportam um veículo desse porte. Dessa forma, a Secretaria de Trânsito e a Visate precisam dividir o número de passageiros em dois ônibus e, assim, entra o recurso do reforço, também implementado no pacote de alterações.
— Colocar um ônibus maior na linha é sempre a primeira opção, pois é um custo menor, mas alguns bairros não conseguem receber veículos articulados, por exemplo.
Cerca de 25% das linhas apresentam alta demanda
De acordo coma Secretaria de Trânsito, das 73 linhas, apenas 25% apresentam alta demanda, e é dentro deste grupo que a prefeitura sugere as alterações. O pacote de mudanças apresentado na última semana ajusta os horários da tabela de verão, mas não normaliza a quantidade de veículos e horários oferecidos antes das férias, porque a demanda segue baixa em alguns bairros, e o custo da operação encareceria, explica Babetzki.
— Seria muita pretensão dizer que resolvemos o problema, transporte público é constante e oscilante, podemos consertar hoje e amanhã dar outro problema. Não podemos voltar com os mesmos horários de dezembro, seria infantilidade, com 35 mil passageiros a menos pegando ônibus hoje — resigna-se.
Passageiros reclamam dos horários
Entre as reclamações dos usuários, a nova onda de contágio da covid-19 causa receio, mas desde outubro de 2021, a frota opera com 100% de ocupação. Em outros momentos da pandemia, decretos municipais e estaduais reduziram em até 50% a capacidade do transporte público.
— Hoje não temos nenhum decreto que regule a capacidade dos ônibus (em função da covid). Um veículo com 36 passageiros sentados pode circular com 48 pessoas em pé, isso representa 100% de ocupação, não é o ideal nesse momento da pandemia, mas é o que a lei permite, e se esse número não for ultrapassado a prefeitura não pode notificar —justifica Babetzki.
Para os usuários do transporte coletivo, o maior problema ainda está na frequência dos ônibus. Moradora do bairro Fátima, a faxineira Rosângela da Silva, , 52 anos, espera que o pacote de medidas solucione o problema:
— Nunca vem no horário, o colégio para, mas a gente continua trabalhando. É muito distante o tempo de um ônibus para outro.
Quem utiliza as linhas dos bairros Desvio Rizzo e Cidade Nova, também reclama dos intervalos entre os ônibus, como é o caso da estagiária contábil Kimberly Siqueira, 24:
— Os horários até passam corretos, mas, por exemplo, se eu perder o das 16h vou pegar só 50 minutos depois.
Confira as alterações
Abaixo, seguem as linhas que receberam reforço, seja com um horário a mais, ou que passaram a transitar com períodos de intervalo mais curtos. Os novos horários estão disponíveis no site da Visate. A grade de horários também pode ser solicitada pelo telefone (54) 3215-8000 e pelo WhatsApp (54) 99650-0048.
Na sexta-feira (28), já haviam sido anunciadas a ampliação dos horários nas seguintes linhas:
L02 – Salgado Filho / Ana Rech
L16 – Santa Fé
L23 – Santa Lúcia
L30 – Montes Claros
L53 – Centenário
L83 – Campos da Serra
L97 – Planalto / Vila Mari
L100 – Pioneiro
As linhas a seguir, serão beneficiadas com a troca de veículos nos horários de picos. Atualmente, o itinerário é realizado com um ônibus de dois eixos. Desde quinta-feira (27), o trajeto tem sido realizado por ônibus articulado. A mudança é válida para o horário de pico da manhã:
L29 – Jardim Iracema
L34 – Belo Horizonte
A linha Centenário, terá alteração em toda a grade de horários no turno da tarde:
L53 – Centenário
Na linha Cidade Nova terá a inclusão de horários ao meio-dia, desta forma, a frequência de saída dos ônibus passará da atual 1 hora para 40 minutos:
A L44 – Cidade Nova
Já nas linhas Panazzolo e Pioneiro, terá acréscimo de horários:
L98, serão acrescidos horários para atendimento à Apadev.
L100 terá um ônibus a mais saindo do Centro às 17h35min, no sentido Centro/Bairro.