Quem utiliza o transporte coletivo de Caxias do Sul terá que se reprogramar a partir da próxima segunda-feira (27). É que o serviço passa a operar com tabela de verão, com frota reduzida e, consequentemente, menor oferta de horários. A medida ocorre anualmente no período de férias escolares e da indústria, comércio e serviços.
De acordo com a Secretaria de Trânsito, neste ano, a quilometragem percorrida pela frota de segunda a sexta será reduzida em 6%. As alterações vão atingir todas as linhas do sistema, mas o impacto varia entre elas, já que os ajustes levam em conta a quantidade de passageiros de cada itinerário. Atualmente, a frota roda 940 mil quilômetros por mês, uma média 31,3 quilômetros por dia.
Apesar da menor oferta, o percentual de redução deste ano é menor em relação ao que ocorria no período pré-pandemia, quando a quilometragem rodada pela frota era reduzida em cerca de 10%. A explicação da secretaria é de que o número de passageiros transportados fora do período de férias atualmente é menor em relação ao que era registrado até 2019.
Para se ter uma ideia, o contrato que estava em vigor até maio deste ano exigia uma frota de 330 ônibus em operação. A nova concessão determina 280 veículos, mas 198 estão rodando devido aos efeitos da pandemia. Já a quantidade diária de passageiros transportados ainda está abaixo dos 120 mil previstos em contrato para a sustentabilidade do sistema. Por conta disso, a prefeitura realizou um aporte de R$ 4 milhões nas operações com o objetivo de garantir o equilíbrio econômico-financeiro da concessionária Visate, previsto em contrato.
Outro alerta diz respeito às vésperas de Natal e Ano-Novo, quando o transporte coletivo irá rodar somente até as 21h. A tabela horária de verão irá vigorar até o dia 17 de fevereiro. A partir dessa data, as linhas passam a circular nos horários tradicionais. A nova tabela já está disponível para consulta no site visate.com.br e no aplicativo Caxias Urbano. Dúvidas também, pode ser esclarecidas por meio da Central de Clientes Caxias Urbano pelo telefone (54) 3215.8000.