Quinze Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul estiveram de portas abertas nesse sábado (11), das 8h às 13h, em mais uma edição do Mutirão de Consultas da Atenção Primária. A ação promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ofereceu consultas médicas da saúde da criança, adulto e idoso, além de saúde da mulher, incluindo, ainda, coletas de exames para pacientes que não têm disponibilidade de acessar os serviços durante a semana. Foram atendidos pacientes que haviam realizado agendamento prévio.
Durante o horário do mutirão também foram disponibilizadas em todas as UBSs participantes as doses (primeira, segunda e terceira) da vacina contra a covid-19. Estiveram abertas para a ação as UBSs Bela Vista, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Diamantino, Esplanada, Fazenda Souza, Mariani, Parque Oásis, Sagrada Família, São José, São Victor Cohab, Serrano, Vila Ipê, Vila Lobos e Vila Seca.
O número de agendamentos e de pessoas atendidas será divulgado pela SMS somente na segunda-feira (13).
Essa foi a segunda edição do Mutirão de Consultas voltado à Atenção Básica. Na primeira, que ocorreu em 20 de novembro em 25 UBSs, o índice de faltantes foi significativo: chegou a 10% do total de atendimentos agendados, o que fez com que a SMS reforçasse, ao longo da semana, a importância das pessoas que agendaram comparecerem.
No final da manhã, a UBS Cruzeiro apresentava baixo movimento, sendo acessada principalmente pelos pacientes que haviam agendado atendimento, não pela busca à vacina. Foram 20 consultas marcadas, com intervalo de 15 minutos entre cada uma delas, além de 11 coletas para exames, feitas por uma equipe de enfermagem. Até as 11h30min, duas pessoas haviam faltado.
— De maneira geral a adesão está sendo bem boa, o pessoal está gostando porque é um diferencial que oportuniza para aquela pessoa que trabalha fora ou aquele idoso que pode contar com ajuda de um familiar no sábado, a virem até aqui — afirmou Rosiane Wagner dos Reis, gerente da UBS Cruzeiro.
A aposentada Rosa Maria Ludwig Rossi, 64, aproveitou a oportunidade e compareceu neste sábado à consulta que havia agendado para mostrar exames ao médico.
— Durante a semana eu podia escolher segunda ou quarta-feira, mas nesses dias tenho hidroginástica e não posso faltar, porque é tratamento — afirmou a moradora do bairro Cruzeiro, que foi atendida por volta das 12h.