O ano de 2021 começou turbulento e contou com o maior pico da pandemia de coronavírus. No entanto, foi marcado pelo início da vacinação e termina com a esperança de um 2022 melhor na região com o arrefecimento da covid-19, apesar da nova variante ômicron. Na área econômica, houve crescimento de empregos, fechamentos de empresas e o registro de uma safra da uva histórica em Caxias do Sul e região.
Em 2021, a Serra descobriu um esquema que vendia carne de cavalo como gado, recebeu a visita do presidente Jair Bolsonaro e viu aumentar a representatividade feminina nas cadeiras do Legislativo. Os moradores puderam festejar a neve que caiu sobre a Serra em julho com uma intensidade que não se vida desde 2013 e celebraram a retomada dos eventos.
Houve a retomada efetiva do esporte na Serra, a celebração do acesso e da permanência do Juventude na Série A e a lamentação dos torcedores grenás com o Caxias na Série D. Na área da Cultura, o ano que se encerra foi de "retorno aos trilhos". Houve volta das orquestras, reencontro de artistas com as plateias e exposições de volta às galerias.
A seguir, confira um especial com os principais fatos que marcaram a Serra em 2021, separados por áreas: