A chuva de granizo que atingiu a Serra na tarde de terça-feira (21) provocou perdas na fruticultura de cidades da região. As plantações mais afetadas foram as variedades de uva e de ameixa, que ainda não haviam sido colhidas. As pedras de gelo danificaram os frutos. As propriedades ficam nas localidades de Linha Amadeu, Linha Busa, Linha 28, Linha 47, Linha Palmeiro, Linha 32 e Rio Branco, em Pinto Bandeira, próximo aos Caminhos de Pedra, no limite com Bento Gonçalves, que também teve frutas atingidas pela queda de granizo na comunidade de São Pedro. Em São Marcos, quatro a cinco comunidades, foram atingidas, mas sem danos muito expressivos, segundo a Emater.
Em Pinto Bandeira, a queda de granizo foi registrada por volta das 16h e durou cerca de 30 minutos segundo o engenheiro agrônomo Vagner Spadari.
— O granizo atingiu especialmente as plantações de uvas, pêssegos, ameixa e peras. Ainda estamos avaliando as perdas porque a avaliação é feito entre 48h e 60h depois do acontecido.
Ele projeta perdas mais significativas nas ameixas e peras.
— Estavam em safra as peras, ameixas, pêssegos e uva. Acredito que nas plantações de ameixa e peras tenha 90% de danos — ressalta ele, que tem uma propriedade em Linha Amadeu.
Nesse ano é a primeira vez que a cidade é atingida pelo granizo:
— Temos seguro que cobre parte dos custos, mas a parte da venda, que seria o nosso lucro, a nossa sobra não vamos ter nesse ano. É uma perda significativa — desabava ele.
Município de Pinto Bandeira ainda faz levantamento
O secretário de Agricultura, Pecuária, Comércio, Industria e Meio Ambiente de Pinto Bandeira, Tailor Rigon, esta visitando as localidades para fazer um levantamento das perdas.
— Tem produtores que perderam mais de 80% de algumas videiras. A uva com certeza foi a que mais foi atingida, mas há perdas na ameixa também e um pouco de pêssego. Em torno de 80% da produção perdida é da uva.