A prefeitura de Gramado anunciou, na manhã dessa quarta-feira (22), o cancelamento da queima de fogos e do show especial de réveillon no centro da cidade. A decisão ocorre apesar de o município estar com cobertura vacinal com segunda dose contra a covid-19 em 98% da população adulta.
A secretária de Turismo e presidente da Autarquia Municipal de Turismo (Gramadotur), Rosa Helena Volk, destacou que as medidas atendem a ações de prevenção contra a expansão do coronavírus, sobretudo da variante Ômicron.
— Faríamos como em anos anteriores, por um período de tempo, atrás da igreja, o que daria vista para quem estivesse no Centro. Mas, entendemos que, mesmo que haja o hábito de as pessoas irem para o Centro de qualquer forma, os turistas, principalmente, não é o momento de incentivarmos. Porque se programariam, levariam espumantes para celebrar, tirariam a máscara, poderiam beber para o brinde e, tudo isso, pode não ser uma medida adequada para o momento —pondera a secretária.
A Gramadotur ressalta, no entanto, que a não realização da atividade pública de queima de fogos e show na virada do ano, não tem interferência em celebrações em locais privados, caso tenham liberação das autoridades locais da saúde. A programação dos espetáculos do Natal Luz será mantida, inclusive nas vésperas do Natal e do Ano Novo.
— Nossa intenção é evitar aglomeração no Centro em função dos fogos — frisou Rosa Helena na nota enviada à imprensa.