Até o encerramento do Natal Luz, que ocorre no dia 30 de janeiro, moradores e turistas que estiverem em Gramado contarão com serviço gratuito de atendimento em telemedicina. A partir desta quarta-feira (15), duas unidades começam a funcionar na cidade: uma delas é a Clínica Digital, cabine que ficará na Rua Coberta; e a outra é o Totem Digital, estrutura que garantirá atendimentos na ExpoGramado.
Trata-se de uma parceria da prefeitura de Gramado e da Gramadotur com a MedLife Serviços em Telemedicina, Saúde e Tecnologia, empresa de Canoas que desenvolveu as plataformas chamadas OláMed Telemedicina. Durante os 45 dias inicialmente firmados, pessoas que precisarem de atenção básica poderão acessar as unidades que funcionarão diariamente, das 10h às 22h.
Segundo o diretor administrativo da MedLife, Elói Decol, a plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a consultas básicas, com tecnologia, inclusive, para a realização de 23 exames não invasivos, como a verificação de pressão e temperatura, por exemplo.
— Teremos a presença de enfermeiras, que auxiliarão os pacientes em ambas as unidades, realizando também a triagem. As pessoas que acessarem o serviço serão atendidas por médicos, de forma remota, daqui da sede da empresa. Eles poderão se ver por meio de câmeras e há possibilidade de emissão de receitas ou encaminhamento para exames, quando necessário — explica Decol.
Estas são as primeiras unidades de telemedicina implantadas na Serra. O diretor da empresa afirma que a primeira, na sede da MedLife, está em atividade há cerca de quatro meses e que unidades também serão instaladas em Cachoeira do Sul e Arroio do Meio até janeiro de 2022. A ideia, segundo ele, é fechar parcerias com mais municípios, trabalhando de forma interligada com o Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive em locais onde há demanda elevada por consultas básicas, visando reduzir as filas de espera por atendimento e possibilitando o mapeamento de determinados casos a partir de relatórios gerados pela plataforma.
Alívio ao sistema
A expectativa da Secretaria Municipal da Saúde de Gramado é de que as unidades gerem uma redução na procura por atendimentos na rede pública de saúde durante a temporada que eleva o número de visitantes. Segundo o titular da pasta, Jeferson Moschen, atualmente os turistas representam 70% a 80% do total de atendimentos em urgência e emergência.
— A gente sempre se prepara para este aumento de demanda e agora faremos este laboratório durante a programação, em forma de parceria nesta fase de testes. Na sequência, vamos estudar a implantação desta tecnologia em toda a cidade, com atendimento 24 horas. Assim como outros serviços a distância se mostraram eficazes durante a pandemia, acredito que a telemedicina também veio para ficar, aliviando as demandas dos hospitais e postos de saúde — afirma o secretário.