Uma região de Caxias do Sul está ficando mais colorida. É o bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, em uma das entradas da cidade. O trabalho começou no início de dezembro na escadaria que liga a Rua Bento Gonçalves aos fundos do antigo INSS, próximo ao Estádio Centenário. Nos próximos meses, outras duas vão receber novas cores.
Depois, o projeto vai avançar ainda mais, com a pintura de 125 casas da comunidade e de alguns muros do bairro. As ações fazem parte de uma iniciativa intitulada Mosaico da Quebrada, que pretende levar uma intervenção urbana para esta região da cidade capaz de mudar a percepção sobre o local.
Trata-se de uma parceria entre o Instituto SAMbA e o rapper Chiquinho Divilas. De acordo com Chiquinho, a intervenção foi inspirada no bairro Las Palmitas, na cidade mexicana de Pachuca, onde a pintura de todas as casas formou um grande mural colorido.
— A ideia é que o Beltrão de Queiroz seja um cartão-postal, com poesias, com mosaicos, lambe-bambe. Durante esse processo, a gente vai trabalhar junto com as crianças e os moradores. O melhor de tudo é que os recursos vão ficar na própria comunidade. Então, os pintores serão do bairro, as pessoas que estão se dedicando são da própria comunidade.
Também participante do projeto, o designer gráfico Rafael Lunardon foi quem criou o novo visual da escadaria, traduzindo a arte brasileira.