Com a chegada do Natal, o que não faltam são promoções e ofertas nas lojas físicas e online, mas é preciso estar atento na hora das compras para evitar transtornos nessa época festiva. Para alertar os compradores, o Procon de Caxias do Sul orienta os consumidores a pesquisar preços atrelados à qualidade e evitar compras por impulso.
Outro problema recorrente são os compradores de última hora. Deixar para comprar o presente muito próximo da data, além de causar correria, pode acabar em frustração quando o cliente não encontra o que deseja. Para evitar deixar alguém sem presente, o Procon recomenda que as compras sejam feitas com antecedência tanto nas lojas físicas, quanto nas lojas digitais.
Na hora da compra, os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista. Caso eles sejam vendidos a prazo, devem mostrar de forma clara o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.
Quando se trata de compras para crianças, o cuidado deve ser redobrado. Para garantir a segurança dos brinquedos, é necessário que este tenha o selo do Inmetro. Alguns dos pontos de atenção, segundo o Procon, incluem verificar se o brinquedo é compatível com a criança, considerar a preferência, idade e limitações dela, além da qualidade e segurança do produto.
Nas compras digitais, é possível exercer o direito de arrependimento, independentemente do motivo. O prazo para solicitar a devolução é de sete dias (contados a partir da data da compra ou da entrega do produto).
No caso da compra física, o consumidor deve conferir antes da compra qual política de troca a loja é adepta, pois os estabelecimentos podem praticar diferentes políticas. Além disso, as lojas não são obrigadas a efetuar troca por causa do tamanho do produto ou porque o presenteado não gostou.
Independentemente de ser uma compra física ou digital, a nota fiscal deve ser exigida em ambas as situações, pois é um documento que garante que o consumidor possa exercer seus direitos em caso de problemas com a mercadoria como, por exemplo, no caso de precisar utilizar a garantia.
Além disso, é preciso levar em conta o perfil dos presenteados, sem esquecer de considerar a disponibilidade financeira, pois uma compra consciente pode garantir uma comemoração agradável e evitar futuros problemas.
Compras realizadas na internet exigem cuidado redobrado
No caso de compras realizadas no ambiente virtual, segundo o Procon, existem mais algumas orientações a seguir, como baixar os aplicativos das lojas oficiais e não clicar em links desconhecidos. Também é importante desconfiar de preço muito abaixo do mercado e não fornecer dados, senhas ou códigos. Outra dica é observar com atenção e conferir o endereço eletrônico do estabelecimento, buscar informações sobre o fornecedor e guardar as mensagens relativas à oferta, descrição do produto, preço e formas de pagamento e não comprar de perfil que não tenha CNPJ, endereço físico ou virtual, pois essas informações são necessárias para localizar o fornecedor.
Mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias podem ser acessadas no site do Procon Caxias do Sul ou pelo telefone 151 e WhatsApp (54) 99929.8190 (somente mensagens). O atendimento é realizado na Rua Visconde de Pelotas, 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, sem fechar ao meio-dia.