O puma de 45 quilos que foi atropelado em Vacaria, em setembro, foi devolvido à natureza na última sexta-feira (5). O animal havia sido resgatado com múltiplas fraturas às margens da BR-116, na divisa com o município de Campestre da Serra.
Encaminhado ao Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo, o felino se recuperou muito bem e pôde ser devolvido ao seu habitat natural. A soltura ocorreu na tarde da última sexta em uma região de mata em Vacaria. A localização exata não é informada em virtude da própria segurança do animal.
Abaixo, o momento em que o animal se reencontra com seu habitat natural:
O puma recebeu uma coleira de monitoramento. O objeto servirá para verificar todo o desenvolvimento do animal nesta fase de recuperação, além de ajudar no entendimento dos hábitos e área territorial do felino. A expectativa é de que ele permaneça com a coleira por cerca de dois anos.
A soltura do puma teve apoio do 4º Grupo de Polícia Militar Ambiental de Vacaria em conjunto com o Ibama, veterinários, biólogos, professores, entre outros profissionais apoiadores.