A retomada das aulas presenciais para todos os alunos ainda gera debate, principalmente pelo quesito segurança de todos os públicos envolvidos. Na Serra gaúcha, o Pioneiro consultou as principais prefeituras da região e apenas Canela não respondeu, mas a imunização contra o coronavírus é muito próximo da integralidade nas metas determinadas. Alguns até superaram esse número em mais de 100%.
Nesta segunda-feira (16), Caxias do Sul retomou as aulas presenciais na rede municipal. No entanto, a Secretaria Municipal da Educação não faz um controle de quantos profissionais tomaram ou não as duas doses da vacina. A titular da pasta, Sandra Negrini, ressalta que cada uma das 83 instituições podem ter feito seus relatórios, mas não é algo controlado pela SMED.
— Não temos o controle, porque a vacinação não é obrigatória. Cada escola tem a sua relação, mas a secretaria não exigiu, justamente pela vacinação não ser obrigatória — destaca Sandra.
O portal da prefeitura do município estimou nove mil funcionários da educação no município e já atingiu com imunização completa 93,96%, ou seja 8.456 pessoas. Esse dado se refere tanto ao corpo docente, como também aos demais trabalhadores de escolas e faculdades do município, sejam particulares ou públicas.
A rede estadual de ensino, segundo a 4ª Coordenadoria Regional da Educação, que responde por 14 cidades da região, afirma que apenas 21 professores e oito trabalhadores não se vacinaram. Isso num espectro em cerca de três mil servidores. Já no ensino privado não há uma estimativa geral, a última pesquisa do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe-RS) aponta que 98% de todos os contratados estavam com esquema vacinal completo. Ainda assim, não há um recorte regional dessa pesquisa.
NA SERRA
A prefeitura de Bento Gonçalves já superou a marca de 90% dos profissionais vacinados, já em Flores da Cunha 86% completaram o esquema. Em Farroupilha, os 1.053 professores que trabalham no município receberam duas doses. Por outro lado, Vacaria e São Marcos passaram das metas propostas.
Nos Campos de Cima da Serra foram vacinados 1.085 pessoas, sobre uma meta de 932 funcionários. Em São Marcos, 456 funcionários foram vacinados, tendo 269 professores.
A vacinação dos trabalhadores da educação também é preciso compreender outro fator. Boa parte dá aula em mais de uma cidade e podem buscar a imunização nessas bases, o que afeta nos cálculos de base e o real de cada cidade.