A obra da pavimentação asfáltica e drenagem pluvial da Rua Orlando Adamatti, em Caxias do Sul, iniciou nesta quinta-feira (18). A ordem de início foi assinada no último dia 12 pelo Prefeito Adiló Didomenico. O trecho da via que liga a BR-116 com o loteamento Vêneto e outras comunidades na zona sul da cidade, tem extensão de 250 metros. A pavimentação do trecho atenderá uma reivindicação antiga da comunidade.
— Essa obra faz parte de um processo que iniciou em 2013/2014, de uma permuta que o município fez com o proprietário. Essa via passava no meio da propriedade dele e o acesso para o loteamento era em uma curva, onde não tinha visibilidade. Na época, foi feita uma negociação, onde ele cedeu uma área onde está sendo feita a rua. Com esse pedaço de asfalto, estamos finalizando o que foi acordado lá atrás — contextualiza o secretário de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti.
O prefeito Adiló Didomenico, durante o ato de assinatura, reconheceu que a obra é uma reivindicação antiga daquelas comunidades e ressaltou a importância do investimento que levará desenvolvimento para toda a região.
— Quando fui secretário de Obras, fizemos a permuta com o Lunelli. É a avenida que faz ligação com loteamento Vêneto, Loteamento Adamatti e parte sul do Monte Carmelo. Mudamos a rua de lado, porque ela passava no meio das casas e era muito estreita em curva. Extremamente perigosa. Com muito diálogo fizemos a permuta. Ficamos no compromisso de pavimentar essa rua. Na época conseguimos uma emenda parlamentar, mas por falta de projeto não foi possível executar. Então estamos agora finalmente cumprindo nossa parte do acordo. O Lunelli teve muita paciência nesses anos, porque ele trabalha com alimentação e a poeira sem a pavimentação atrapalha muito — destaca.
A pavimentação do trecho vai facilitar o acesso de entrada e saída dos moradores do loteamento. No futuro, a expectativa é que seja dado seguimento, que o município busque recursos para ampliar o asfalto. Soletti destaca que a rua é plana e demanda muita manutenção, então o pavimento vai dar melhores condições e também contribuirá com a diminuição do pó.
A obra tem prazo de até 90 dias para ficar pronta. A verba foi destinada por intermédio da vereadora Gladis Frizzo pelo deputado Federal Giovani Feltes, via emenda parlamentar, num investimento de R$493.629.51. Soletti frisa que este é apenas um começo:
— Ali é um trecho que depois, com certeza vai ter continuidade, nesse governo ou no próximo, enfim, o importante é ter dado o início do melhoramento do acesso ao Loteamento Vêneto.