Quem nunca parou por alguns minutos ou horas com familiares, amigos ou sozinho, abriu uma caixa, olhou para a figura desenhada e passou a encaixar cada peça do quebra-cabeça como forma de hobby? Agora, imagine fazer todo esse processo por semanas tendo milhares de peças sendo encaixadas perfeitamente dia após dia até formarem a figura definitiva, gigantesca e ser reconhecida pelo Brasil e, porque não dizer, pelo mundo como uma recordista? E se não bastasse, em menos de um ano, superar a própria marca anterior e ainda estabelecer uma nova? Essa é um pouco da história da barbosense Janice Giacomoni Bragagnolo, 57 anos, que recebeu em outubro, do RankBrasil, a homologação do maior quebra-cabeças montado, com 54 mil peças. Tudo isso em 377 horas distribuídas em 138 dias.
Todo o recordista tem um início. Janice começou a montar quebra-cabeças de 1 mil e 1,5 mil peças há 15 anos. Era um passatempo. Ou, como ela mesmo define, um hobby do período em que está de folga do trabalho de engenheira civil, ou no Litoral na época de veraneio.
Os desafios, então, foram crescendo para cinco mil peças, o maior com a imagem da obra de Michelangelo, a “Criação do Mundo”. A partir de então, quebra-cabeça e Janice foram aumentando os laços, até criarem uma relação de amor.
“Eu gosto de desafios e de coisas diferentes”
JANICE GIACOMONI BRAGAGNOLO
Sobre o hobby de montar quebra-cabeças
— Meus irmãos viam um quebra-cabeça e me traziam. Em 2010, compraram um de 18 mil, lá da Argentina e me desafiaram. Alguns anos depois, montei, foi o primeiro grande. E aí, quando comecei com esses maiores, me apaixonei. A partir disso passei a pesquisar maiores e maiores – revela.
Ao buscar as informações sobre quebra-cabeças, Janice chegou ao site do RankBrasil. Lá, descobriu que uma moça tinha montado um quebra-cabeça com 33,6 mil peças com 5,70 x 1,57m, o mesmo que ela havia encerrado.
E os desafios foram crescendo. 40.320 peças, com cenas dos filmes da Disney, e medidas de 6,80 x 1,90m, entre agosto de 2018 e março de 2019. Tempos depois, chegou a vez do “Volta ao Mundo”, com 42 mil pequenas peças a serem encaixadas, o maior do mundo em imagem única com os monumentos do mundo todo, em 306 horas, que alcançam 7,60 x 1,60m.
Para trabalhar com seus quebra-cabeças, a engenharia civil teve que organizar um espaço apenas dela, o qual ela divide com outra paixão, que é a coleção de selos.
Se ela fez e entrou, então, vamos lá também buscar esse recorde
JANICE GIACOMONI BRAGAGNOLO
Ao entender que poderia buscar a homologação de seus recordes no RankBrasil
— Tenho uma sala que acabei fazendo junto ao espaço de selo para poder manusear. Fiz uma mesa bem larga e em uma prancha vou montando. A falta de espaço é a maior dificuldade. Assim, eu posso deixar o quebra-cabeça lá, não tiro até ficar pronto e não divido o espaço — apresenta.
Em um ano, quebra e novos recordes estabelecidos e homologados
Se desafiar e buscar novos desafios alcançaram um nível ainda maior quando Janice foi em busca de estabelecer não apenas recordes para si, mas para mostrar ao Brasil e, claro, para o mundo. Para isso, era preciso encontrar um com peças suficientes.
Em janeiro de 2020, ela recebeu as “27 Maravilhas ao redor do Mundo”, com 51,3 mil peças e com metragem de 8,70 x 1,90m. A minuciosa montagem terminou em 22 de maio, totalizando 421 horas de trabalho, sendo enviada para o site RankBrasil para ser reconhecido.
Poucos dias depois, a homologação de que Janice se tornava pela primeira vez, recordista com o maior quebra-cabeça montado no Brasil.
— Depois que bati o recorde, vi que tinha mais uma categoria, a de menor tempo. Botei na cabeça que iria fazer, assim que encontrasse um com o número de peças superior — recorda.
A busca foi intensa até encontrar o maior quebra-cabeça do mundo vendido comercialmente, com 54 mil peças e medindo 8,64m x 2,04m. Um processo que iniciou em março, com o intuito de ser entregue em maio e enfrentou uma série de dificuldades.
— Quando pesquiso e vejo que tem um maior que o de antes, fico fora da casinha, alucinada. Esse eu descobri em um fábrica na França e só tinha sob encomenda. Liguei para o gerente do meu banco de noite para saber como eu poderia fazer o pagamento que era de pré-reserva e tinha que ser por transferência para um banco de lá. Demora um pouco para aceitarem, tem um trâmite complicado. Isso sem contar que, quando chega na alfândega, tu pagas uma taxa de importação bastante elevada. Se tu não tens vontade de comprar, desiste — expressa.
Mesmo com dificuldades, deu tudo certo e ela recebeu o “Travel Around Art”. Em 9 de julho, as peças foram retiradas da embalagem, começaram a serem encaixadas e cronometradas. Afinal, o tempo era importante para estabelecer uma nova marca.
Então, em 24 de outubro, 138 dias e 377 horas depois, Janice pegou cada quadro que representava mais de 50 obras de arte famosas do mundo, entre elas peças de Van Gogh, Leonardo da Vinci e Gustav Klimt, as juntou e, assim, superou o próprio recorde do RankBrasil de maior quebra cabeça montado e em menor tempo do país.
Estou esperando que algumas dessas empresas criem um maior. Acho que vai demorar um tempo.
JANICE GIACOMONI BRAGAGNOLO
Após montar o de 54 mil peças, está em busca de um ainda maior vindo de empresas internacionais
O quebra-cabeça é levado de forma tão simples, como um hobby por parte de Janice que ela aprecia a beleza de cada imagem ao ser finalizada. Agora, ela está montando um de 32 mil peças, por puro prazer.
— O Volta do Mundo é belíssimo, tem uma imagem única que parece não ser um quebra-cabeça. O da Vida selvagem, idem. Agora estou montando um de 32 mil, que é Nova York vista de cima do Empire State Building, que é maravilhoso, e ainda tenho dois de 24 mil guardados. É um prazer, vejo mesmo como hobby, pois chego em casa do trabalho, passo algumas horas e vai no meu tempo, isso que é legal – conta.
Para ela, quebra-cabeça traz inúmeros benefícios.
— A habilidade de manter-se concentrada por um período extenso de tempo e com ele, a paciência, definitivamente. Outra característica que é aprimorada é o discernimento visual, principalmente de cores — define.
Janice tem seus quebra-cabeças em formato de quadros com o critério de ter a parede onde cabem. Alguns estão a mostra em sua casa, em Carlos Barbosa, outro em uma loja de brinquedos pelas cenas da Disney e outro em um estúdio de pilates.
Top 5 de recordistas com maiores quebra-cabeças
1) Janice Giacomoni Bragagnolo: 54 mil - Carlos Barbosa - RS / Ano: 2021
2) Janice Giacomoni Bragagnolo: 51,3 mil - Carlos Barbosa - RS / Ano: 2020
3) Eleusa Bafun Perna: 48 mil - Descalvado - SP / Ano: 2018
4) Ednéia Silviera: 40.320 - Macapá- AP / Ano: 2017
5) Eleusa Bafun Perna: 33,6 mil - Descalvado - SP / Ano: 2015
Recordistas de montagem de quebra-cabeças mais rápidos
1) Janice Giacomoni Bragagnolo: 138 dias - Carlos Barbosa - RS / Ano: 2021
2) Ednéia Silviera: 236 dias - Macapá- AP / Ano: 2015