O Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, estará na cidade mais bolsonarista do Brasil na sexta-feira (5). A visita a Nova Pádua foi confirmada pela assessoria de imprensa do governo federal. O município ganhou notoriedade nas eleições de 2018 porque 92,96% dos votos válidos, no segundo turno, foram para o então candidato e hoje presidente da República, Jair Bolsonaro. Antes de Nova Pádua, o ministro passará em Gramado, onde participa do Festuris. Segundo a assessoria, ainda não há detalhes da agenda já que Neto terá outros compromissos, mas está previsto um encontro com representantes do setor turístico e uma visita técnica a uma vinícola.
O convite ao Ministro para visitar a cidade partiu do prefeito Danrlei Pilatti (PP) quando ele esteve em Brasília. Uma das propostas é a ampliação e a construção de uma plataforma de vidro no Belvedere Sonda, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. O chefe de Gabinete e secretário de Administração e Fazenda de Nova Pádua, Pedro Fernando Wuttke Quintanilha, explica que a primeira etapa já foi aprovada pelo ministério.
O projeto arquitetônico é da Arquiteta e Urbanista Graziela Verdi, servidora da prefeitura de Nova Pádua. De acordo com o chefe de gabinete, a ampliação do Mirante é uma ideia que foi iniciada na gestão do ex-prefeito Ronaldo Boniatti e que agora teve continuidade e foi aperfeiçoada pelo prefeito Danrlei Pilatti.
— Hoje, o Belvedere tem uma pequena plataforma que é o Mirante, que tem uma visão para o Vale do Rio das Antas de mais ou menos uns 400 metros. Dali, se visualiza a Barragem Castro Alves ao fundo, tem o Rio das Antas que corta o Vale e a travessia de balsa. À esquerda, tem uma visão do Cachoeirão, onde temos uma área de mais de cinco hectares que é para investidores fazerem um parque ambiental — afirma o chefe de gabinete.
Quintanilha explica que a ideia inicial é melhorar a estrutura e construir uma plataforma de vidro:
— O projeto pretende ampliar essa plataforma mais ou menos em uns dois metros de cumprimento. Hoje ela tem três metros e meio e queremos chegar a seis metros de cumprimento e de largura aumentar ao menos oito metros.
O secretário ressalta ainda que a projeto será trabalhado em etapas, e lembra que a primeira delas já foi aprovada pelo Ministério do Turismo.
— Estamos desenvolvendo agora a parte de projetos para ter a noção de quanto será preciso para o projeto.
Cerca de R$ 250 mil provenientes de emenda do Deputado Marcel Van Hatten já foram destinados ao projeto.
Espaço para contemplar o pôr do sol
Do lado direto será construída uma espécie de arquibancada, entre as árvores maiores, com degraus largos, na lateral do restaurante. e chegando até o nível da plataforma do mirante:
— Vai ter uma arquibancada para ver e sentir o sol, um espaço de contemplação, de estar, principalmente para ver o pôr do sol. Terá a vista para o rio, o vale e a travessia da balsa que é antiga, e liga Nova Pádua a Nova Roma do Sul, sobre o Rio das Antas.