O Hospital Odontológico, que oferecerá tratamento gratuito para crianças e pessoas com deficiência, deve entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2022 em Caxias do Sul. O espaço de 1,5 mil metros quadrados ficará na Rua 20 de Setembro, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, e está praticamente pronto. Como a ideia é trabalhar em parceria com as escolas e ainda falta a liberação de alvarás, a previsão é que os atendimentos comecem somente depois do início do próximo ano letivo.
O complexo vai reunir uma série de serviços, inclusive alguns abertos ao público em geral, mas os atendimentos odontológicos serão restritos. A ideia é selecionar escolas públicas em regiões onde o acesso a serviços de saúde bucal é precário para que sejam realizadas palestras e triagens que vão apontar quais alunos precisam de atendimento. Os estudantes também vão ganhar transporte até o hospital.
— A gente sabe que hoje quem tem necessidade de especialidade dentária passa cerca de dois anos na fila de espera. É um tempo muito grande para esperar. Então, nossa ideia é fazer essa triagem nas escolas onde tem vulnerabilidade social e também levar. Esse serviço de transporte vai ser importante porque nem sempre a gente tem cuidadores com disponibilidade de cuidar da criança — comenta a administradora de empresas Thuany Thomé Bordin, diretora administrativa do Instituto Eloy Thomé, uma entidade sem fins lucrativos que irá administrar o hospital.
Para as pessoas com deficiência, não haverá limitação de idade para o atendimento. Além disso, o serviço incluirá projetos socioeducativos voltados para mulheres. Inicialmente, o público-alvo é de Caxias do Sul, mas existe a possibilidade de expansão para a região.
Nos dois primeiros anos, esses atendimentos estão garantidos com o financiamento dos fundadores, mas também serão feitas campanhas para arrecadar recursos. Além disso, o hospital contará com espaço para coworking médico e odontológico, com a arrecadação revertida para a associação. O suporte financeiro será complementado ainda com a renda obtida com a radiologia, laboratório de próteses, estacionamento e dentária, que poderão ser acessados pelo público em geral e profissionais da área. Outra alternativa será buscar financiamento junto a projetos e programas filantrópicos, mas isso só poderá ser feito após um ano de funcionamento.
O Hospital Odontológico chegou a ser anunciado para ser construído em Farroupilha em 2018, mas os fundadores optaram no ano passado por levar a iniciativa para Caxias do Sul.
O que o Hospital Odontológico oferecerá:
- Atendimentos odontológicos em diversas especialidades.
- Cirurgias feitas em bloco cirúrgico, com anestesia geral para pacientes com deficiência e crianças.
- Centro de diagnóstico por imagem, integrado em tempo real e de forma digital com o laboratório de próteses e toda estrutura física para o atendimento.
- Projetos socioeducativos, oficinas e eventos para apoiar, incentivar e promover a educação, lazer e cultura.
- Campanhas de prevenção e saúde.
- Transporte para crianças e adolescentes terem acesso ao serviço.
O que a estrutura terá:
- Recepção com espaço kids
- Áreas administrativas
- Sala de atendimentos odontológicos
- Bloco cirúrgico completo
- Estar médico e odontológico
- Sala de espera para familiares em cirurgia
- Central de esterilização e distribuição de materiais
- Espaço para coworking médico e odontológico
- Sala de recuperação
- Cozinha e espaço gourmet
- Escovódromo
- Estacionamento rotativo e centro de eventos
- Laboratório de Prótese Dentária
- Centro de diagnóstico por imagem
- Dentalshop, uma das maiores do país a fornecer produtos odontológicos.