O complexo será erguido no antigo posto de saúde do bairro Primeiro de Maio. A área, desocupada em 2016 seria demolida e a prefeitura de Farroupilha abriu edital de chamamento público para selecionar uma empresa da iniciativa privada que tivesse um projeto voltado à população. A ideia inicial seria a destinação para prática esportiva, portanto, o espaço foi destinada à secretaria de Esportes, Lazer e Juventude de Farroupilha. O edital da prefeitura previa, inclusive, a cedência do espaço para atividades esportivas.
Contudo, o cirurgião dentista João Carlos Bordin propôs a construção de um hospital odontológico voltado a procedimentos mais complexos, para crianças e adolescentes de 0 a 16 anos. O projeto do hospital não inviabiliza o uso do espaço para levar esporte até jovens em vulnerabilidade social. O contrato com o município estipula a cedência do espaço a empresa por um período de 10 anos.
O secretário de Esporte, Sedinei Catafesta, destaca que a iniciativa irá permitir que as crianças e jovens tenham acesso a serviços que não são ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive, atendimento as crianças que tem lábio leporino:
– Essa iniciativa permitirá que crianças e jovens de toda a região tenham atendimento de qualidade em procedimentos mais complexos dos que são feitos em clínicas de odontologia e disponíveis no SUS. Será um hospital, com sala de cirurgia, de recuperação e leitos de UTI.
Leia também:
Romarias para Nossa Senhora de Caravaggio reúnem fiéis em Farroupilha e Canela
Homem morto em confronto com a Brigada em Caxias é identificado
Abrace a Maesa mobiliza comunidade artística, em Caxias do Sul