O Cemitério Municipal Central de Caxias do Sul, local que guarda os corpos e também a memória de pessoas que morreram, parece ter ganhado mais vida nesta segunda-feira (1º). A intensificação das visitas de familiares aos túmulos, tradição alusiva ao Dia de Finados, também resulta em um ambiente mais colorido, com a renovação de flores na maioria dos jazigos. Ao longo da manhã, centenas de pessoas estiveram no local para os últimos retoques antes das celebrações religiosas, que ocorrem nesta terça-feira (2).
Aos 86 anos, Ivete Pisani resgatou neste feriadão o costume de visitar a sepultura de seus familiares às vésperas do Dia de Finados. Ela conta que durante a pandemia esteve mais isolada mas, nesta segunda-feira (1º), junto da filha, Evelise Pisani, 60, voltou a levar flores aos jazigos da mãe, avós e da família do marido, falecido há 27 anos.
— Tem gente que acha bobagem, os mais jovens não vêem mais sentido, mas é uma tradição que nós herdamos das pessoas mais velhas e que eu gosto de cultivar — afirmou a professora de yoga aposentada.
A tradição de homenagear os antepassados por meio do cuidado com o local onde estão sepultados também faz com que as irmãs professoras Margarete Furlan, 67, e Edy Elisabeth de Paredes, 70, se desloquem até o Cemitério Municipal na véspera de Dia de Finados, todos os anos. Na manhã desta segunda-feira, elas enfeitavam com flores do campo os túmulos onde foram enterrados o pai, tios, avós e até mesmo bisavós que migraram da Alemanha para o Brasil no final do século 19.
— A nossa avó sempre teve paixão por vir ao cemitério, é algo que vem de família, um processo artesanal. É uma forma de homenagear e relembrar os nossos antepassados — afirmou Margarete.
Ela conta que, ainda antes do dia 20 de outubro — data estipulada pela prefeitura como limite para realização de obras nos jazigos —, foram feitos reparos como pintura e limpeza dos túmulos, ficando para esta véspera a parte da ornamentação com as flores naturais.
Nesta segunda-feira agentes da Guarda Municipal e da Fiscalização de Trânsito estavam no local a fim de organizar a presença de público. A prefeitura de Caxias do Sul recomenda que não sejam deixados vasos com água, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika vírus e febre chikungunya.
Missas ocorrem no feriado
As celebrações religiosas ao Dia de Finados ocorrem desde a quinta-feira (28) em comunidades abrangidas pela Diocese de Caxias do Sul. Na capela do Cemitério Municipal Central, as missas serão nesta terça-feira pela manhã, nos horários das 8h, 10h, 11h, 15h e 17h. Confira a programação para o Dia de Finados em Caxias do Sul.