Devido ao feriado desta segunda-feira (15), data em foi comemorada a Proclamação da República, a coleta de lixo não foi realizada em Caxias do Sul. Isso também ocorre nos domingos. Uma série de reclamações por parte dos moradores foi enviada à Gaúcha Serra na manhã desta terça-feira (16) devido ao não recolhimento dos resíduos. Alguns reclamaram até mesmo de coletas esporádicas e de casos em que o caminhão passa na rua, porém, não recolhe o lixo.
Para responder essa e outras questões, o diretor operacional da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Rafael Tregansin, deu entrevista ao Gaúcha Hoje nesta manhã. A respeito das questões que envolvem lixo acumulado, ele afirma que vários fatores podem ser mencionados. Primeiramente ele salienta que nos domingos e feriados não há coleta. Sendo assim, neste feriado, por exemplo, a coleta recomeçou apenas na madrugada de hoje. Outro ponto levantado por ele está vinculado à população, que muitas vezes deposita os resíduos nos contêineres independente de haver ou não a coleta.
— Precisamos destacar que essa situação de lixo jogado no chão, revirado, acontece no centro, região onde tem contêineres. Nas outras, onde não tem, não acontece esse tipo de situação se a população segura o lixo e aguarda para colocar na rua perto do horário em que o caminhão da coleta passa. Na maioria dos bairros acontece isso. Além de não termos a coleta nesses dias e do fato de os moradores da região onde tem contêineres colocarem o lixo independente do horário, temos alguns catadores que passam e reviram o lixo, muitas vezes retirando-o de dentro do contêiner e deixando ao lado, gerando essa imagem ruim que a nossa cidade está passando nesse momento — explica Tregansin.
Houve reclamações também de casos pontuais, em que o lixo não está sendo recolhido. O diretor afirma que, quanto a isso, seria preciso saber se o caminhão não passa ou se ele passa e não recolhe. Segundo ele, onde é paga a taxa de lixo, o caminhão passa. Então, se por algum motivo o caminhão não está passando naquela rua, o morador deve entrar em contato com o Centro de Atendimento ao Cliente da Codeca, relatando de maneira específica a situação. Conforme Tregansin, caso o caminhão esteja passando e não recolhendo, a empresa terá de dar um enfoque maior nos coletores, pois, se está dentro da lixeira, não há motivo para não recolher.
Outros pontos que podem envolver problemas com o recolhimento são expostos pelo diretor. Nos locais em que há contêineres, é preciso cuidar com a colocação do lixo muito antes do horário da coleta. Com isso, o contêiner fica muito pesado e o caminhão não consegue levantar, assim não realizando o recolhimento. Nesses casos, segundo Tregansin, a Codeca envia outro tipo de caminhão para fazer o recolhimento desse contêiner, levar até o transbordo e depois levá-lo de volta.
— A taxa de lixo é paga pelo morador para a prefeitura, que tem um contrato com a Codeca. Essa taxa não vem diretamente para a Codeca. É a partir do contrato que a empresa tem com a prefeitura em relação ao serviço prestado, que ela recebe um valor. O não recolhimento envolve realmente a conjunção de fatores: excesso de peso nos contêineres, lixo depositado ou colocado fora dos contêineres, excesso de lixo que existe porque a população coloca muito antes do horário ou nos casos dos finais de semana, vai enchendo até transbordar e também o fato de muitos catadores que reviram o lixo — pontua.
O valor que o poder público investe na Codeca, segundo Tregansin, é bem aplicado, porém, todos precisam ajudar. Ele afirma também que a empresa se esforça em relação a sua situação financeira, para prestar um bom serviço à população e procura atender a todos os chamados do Centro de Atendimento ao Cliente.
Foi levantada a questão de ruas que tem contêineres apenas em um trecho e não na totalidade, como por exemplo a Rua Jacob Luchesi. O diretor explica que a Codeca coloca os contêineres conforme o plano inicial feito pela secretaria Municipal de Trânsito. Sendo assim, os contêineres são colocados dentro dessa determinação. No momento, ele adianta que não está previsto plano de expansão.
A indicação da empresa é que todas as reclamações referentes à Codeca sejam feitas por meio de ligação ao Centro de Atendimento ao Cliente pelo (54) 3224-8000. Desse modo será aberta uma chamada, com informações precisas sobre local do problema para que possa ser prestado o atendimento.
Situação financeira
A situação da Codeca é pública, e segundo Rafael, a gestão tem sido transparente com relação à situação financeira difícil. Os aumentos de preço não só nos combustíveis, mas também em outros insumos, como peças, está sendo complicado para a empresa. Entretanto, essa questão não tem impactado a coleta, de modo que não estão sendo diminuídas rotas, pelo contrário, foi feito o remanejamento de alguns roteiros da coleta orgânica da manhã para a madrugada, com o objetivo de folgar caminhões para melhorar o atendimento no turno da manhã.
— Fizemos um levantamento de todos os roteiros, de como é feita a coleta na cidade e estamos fazendo um estudo para otimizar esses roteiros, mas não no sentido e reduzir rotas ou tirar o serviço. Nós temos por contrato que prestar um determinado serviço para a população de Caxias, a Codeca é uma empresa pública, por isso ela trabalha mediante contratos assinados. Se não prestarmos o serviço que está no contrato, acabamos tendo motivos para não receber o pagamento — destaca.
De acordo com a assessoria de imprensa da Codeca, atualmente não há falta de material ou matéria-prima na companhia. Isso aconteceu em junho, devido ao incêndio na usina de asfalto. Atualmente, ainda conforme informações da assessoria, a Codeca também não está restringindo compras para as obras, mesmo diante das dificuldades financeiras da empresa.