O movimento da manhã foi abaixo do esperado pelas equipes da secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul, que realizam, neste sábado (16), o Dia D da Campanha Nacional de multivacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBVs) e Vacinadoras (UBVs) da cidade. O serviço, que teve início às 8h e segue até as 17h, registrou baixa procura por parte do público-alvo da ação, ou seja, crianças e adolescentes com até 15 anos.
A campanha de multivacinação segue até o dia 29 nas unidades básicas de saúde (exceto UBVs Alvorada, Centenário e Cristo Operário), de segunda a sexta-feira, e propõe que sejam colocadas em dia as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente. Para se imunizar é preciso estar acompanhado dos pais ou responsáveis e com a caderneta de vacinação em mãos para que os profissionais de saúde confiram quais doses são necessárias.
Por volta das 11h deste sábado, a UBS Cinquentenário registrava uma fila de espera com aproximadamente 30 pessoas, sendo que todos buscavam a imunização contra a covid-19, que também ocorre neste sábado em diversas unidades. Uma menina que estava na fila acompanhada pelos pais teve a carteirinha verificada, mas estava com todas as vacinas em dia. Mais cedo, entre 9h e 10h, a movimentação era baixa em outras UBSs, como na do Cruzeiro, Esplanada e São Caetano. Nesta última, até as 10h30min, nenhuma criança ou adolescente havia comparecido.
— Gostaríamos que tivesse adesão da comunidade porque hoje as unidades estão abertas exclusivamente por este motivo, pra facilitar ao próprio usuário que não tem disponibilidade ao longo da semana — afirmou Maria Elenir de Oliveira Anselmo, gerente das UBSs Esplanada e São Caetano.
Segundo ela, a expectativa é de que à tarde aumente a procura, especialmente se o clima estabilizar. São ofertadas as 20 vacinas que fazem parte do calendário e não há contraindicação referente à interação das vacinas, ou seja, adolescentes que buscarem a vacina contra a covid-19 podem aproveitar para colocar todas as vacinas em dia.
Acompanhada pela mãe Adriana Pereira, 49 anos, a adolescente Ana Luiza Pereira Mendes, 14, foi tomar a primeira dose contra a covid-19 nesta manhã na UBS Esplanada. Sua carteirinha estava em dia e ela não precisou de outras vacinas.
— Eu poderia estar fazendo a terceira dose contra a covid-19 já, mas acabei me passando nos dias e estou agora vindo receber a segunda. Viemos garantir a dela em primeiro lugar, porque dos filhos tem que ser em dia, não adianta — comentou Adriana.
Enquanto a reportagem esteve na UBS Cruzeiro, três crianças compareceram. Uma delas foi a pequena Sophie Scharb, de três anos, que foi acompanhada pela mãe, Clara Santana, 28.
— Como abriu segunda dose da Pfizer pra mim, aproveitei pra vir com ela e verificar a carteirinha — disse a mãe, que mora no Bela Vista.
No caso da Sophie, também, todas as vacinas do calendário estavam em dia.
De acordo com os dados da SMS, a maior baixa na cidade é nas doses de reforço das vacinas tríplice (DTPa), que protegem contra difteria, tétano e coqueluche, e da vacina contra a poliomielite - ambas, segundo a secretária, estão com somente 60% da cobertura neste ano. O objetivo da campanha que começou neste sábado é atingir 95% de cobertura.