Os moradores da Serra gaúcha podem contribuir somente até terça-feira (12) com propostas que promovam o desenvolvimento da região por meio do programa Consulta Popular 2021. O processo é uma das novidades do programa do governo estadual, que irá destinar R$ 30 milhões para investimento em projetos de desenvolvimento regional definidos por votação popular. Somente para a Serra, serão repassados R$ 942 mil.
O envio dos projetos é realizado exclusivamente pelo aplicativo Colab. Até esta segunda-feira (11), 36 propostas haviam sido encaminhadas pelos moradores da região, com destaque para as sugestões das áreas de Turismo, Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Infraestrutura. São iniciativas como a criação de política regional de acesso ao crédito para produtores rurais e microempreendedores, programa de incentivo à castração de cães e gatos, revitalização de quadra de esportes em escolas e a implantação de ciclovias e bicicletas compartilhadas em Caxias, entre outras ideias.
Quem não tiver sugestões também pode baixar o aplicativo e dar apoio às propostas já submetidas ou mesmo ampliar a ideia a partir de uma já existente, o que facilita na aprovação para receber os recursos públicos.
— É um programa bastante democrático, que leva o cidadão a mostrar para o poder público o que pode ser feito para contribuir com o desenvolvimento da região como um todo. É possível que a comunidade insira uma proposta e mobilize a sua rede de amigos para entrar no aplicativo e curtir a ideia ou até mesmo aumentar o debate na plataforma — comenta a presidente do Corede Serra, Monica Beatriz Mattia.
Por meio do aplicativo, a população pode apresentar projetos dentro de 11 categorias: Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; Inovação, Ciência e Tecnologia; Turismo; Esporte e Lazer; Cultura; Assistência Social; Obras; Direitos Humanos; Meio Ambiente e Infraestrutura; Transportes e Infraestrutura; e Desenvolvimento Econômico.
Com o encerramento do prazo de envio, as sugestões que receberem mais apoio no aplicativo do Colab, desde que tenham âmbito regional, passarão por análise técnica e estarão garantidas na cédula de votação, enquanto as demais passarão por avaliação nas Assembleias Públicas Regionais ou Microrregionais dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Nessa etapa, são eleitos ainda os delegados para as Assembleias Regionais Ampliadas, momento em que é definida a composição da cédula de votação.
Para encerrar o ciclo, chega-se à votação da Consulta Popular, na qual qualquer cidadão maior de 16 anos pode votar nas demandas da sua região. O voto pode ser feito por meio do site (as cédulas estarão disponíveis nos dias de votação) e também do aplicativo Colab.
Como participar:
:: Para enviar propostas para a Consulta Popular 2021, é necessário baixar o aplicativo Colab na Play Store (Android) ou na Apple Store (iOS) e preencher o cadastro com os dados pessoais.
:: Após o cadastro e definido o local que merece receber os incentivos, a proposta deve ser encaminhada em formato de postagem, com descrição da ideia de forma direta e justificativa da importância para a região.
:: O aplicativo permite o uso de foto para complementar a descrição. Uma das possibilidades do aplicativo é dar apoio às propostas já submetidas ou mesmo ampliar a ideia a partir de uma já existente.