Ideias que contribuam para o desenvolvimento da Serra podem ser enviadas até o dia 12 de outubro pela comunidade à Consulta Popular 2021. A edição deste ano foi lançada nesta segunda-feira (30) pelo governo do Estado e conta com novidade digital, sendo realizada por meio de um aplicativo para smartphone. Nesta primeira etapa, as propostas devem ser enviadas pela plataforma, que funciona como uma rede social. As propostas mais "curtidas" de cada região serão direcionadas à cédula eleitoral para votação popular.
Pelo Corede Serra, que abrange 32 cidades da região, cinco propostas serão elencadas para irem à votação. A Consulta Popular 2021 destinará R$ 30 milhões em recursos para os projetos gaúchos, sendo R$ 942 mil por meio do Corede Serra.
— A gente sempre lançou olhar ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional 2015-2030 para extrair projetos e propor na Consulta Popular. A maioria deles, porém, tem valor muito superior ao destinado pelo programa estadual para execução. Mesmo assim, lançaremos quatro projetos, entre eles um de criação de um arranjo produtivo local voltado ao setor de alta tecnologia e outro de capacitação para questão ambiental — comenta a presidente do Corede Serra, Monica Beatriz Mattia.
— Vale destacar que o chamamento é para que todo mundo lance propostas, independente de dialogar com o Corede ou não. O aplicativo é uma verdadeira rede social e qualquer CPF ou CNPJ pode apresentar ideias de desenvolvimento, observando-se apenas os critérios estipulados — completa a representante regional.
Por meio do aplicativo a população pode apresentar projetos dentro de 11 categorias: Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; Inovação, Ciência e Tecnologia; Turismo; Esporte e Lazer; Cultura; Assistência Social; Obras; Direitos Humanos; Meio Ambiente e Infraestrutura; Transportes e Infraestrutura; e Desenvolvimento Econômico.
Após o período de lançamento das propostas, a viabilidade das ideias será analisada por uma equipe do Governo do Estado em conjunto com os Coredes de cada região. Aquelas que forem validadas serão levadas para votação popular, no aplicativo. Em outubro, as finalistas de cada região serão divulgadas e se inicia a votação, também por meio digital, com participação de todos eleitores, entre os dias 22 e 30 de novembro. Os resultados saem no dia 2 de dezembro.
Evento virtual
Um encontro virtual promovido pelo Corede Serra apresentará o novo formato da Consulta Popular para instituições e entidades públicas e privadas . O evento ocorre nesta quinta-feira (2), das 9h às 10h30min e pode ser acessado nesse link.