Duas cidades da Serra voltaram a registrar vítimas nesta segunda-feira (25) após um bom período sem mortes por complicações ocasionadas pelo coronavírus: Flores da Cunha e Gramado. Na última semana, a cidade de Ibiraiaras havia vivido situação semelhante após ficar praticamente três meses sem novos óbitos em decorrência da infecção viral.
A relação entre essas três localidades da Serra está nas idades das vítimas, quase todos idosos. Isso porque a imunidade de pessoas mais velhas ou com imunossupressão acabam reduzindo a eficácia das vacinas com o tempo. Isso demonstra a importância da terceira dose para o controle total da pandemia.
Entre as principais cidades da região, São Marcos é quem está mais tempo sem confirmar novas mortes. Desde 21 de julho, o município não registra óbitos relacionados ao coronavírus. Outra localidade que se destaca é Nova Prata, sem mortes desde 17 de setembro.
No fim de semana, o município de Flores da Cunha confirmou a morte de uma idosa de 95 anos. A cidade estava exatamente 30 dias sem uma nova ocorrência de vida perdida para a covid-19. Segunda, um homem de 49 anos também faleceu, após diagnóstico positivo.
Em Gramado foram 24 dias sem nenhuma notificação. No domingo (24), um idoso de 84 anos e com comorbidades acabou morrendo no Hospital São Miguel Arcanjo. Ainda nesta segunda, Caxias do Sul registrou mais duas vítimas da covid-19. Dois idosos, de 82 e 89 anos, não resistiram às complicações ocasionadas pelo vírus.