A Gramadotur, empresa responsável pela organização do Natal Luz em Gramado, esclareceu nesta sexta-feira (22) que as atrações da 36ª edição do evento natalino poderão receber apenas visitantes que apresentarem o chamado passaporte vacinal, com uma ou duas doses do imunizante contra a covid-19, conforme a faixa etária. Dessa forma, não valerá a apresentação de teste negativado para a doença feito até 72 horas antes do espetáculo, conforme havia sido anunciado nesta semana pela empresa.
A exigência atende à regra do governo do Estado, estabelecida por meio de decreto, que definiu novos protocolos, que estão vigentes desde a última segunda-feira (18). Pessoas com mais de 40 anos precisam comprovar as duas doses (ou a dose única, se for o caso), enquanto os de 39 anos para baixo devem comprovar que tomaram a primeira injeção - com exceção dos menores de 18. Pessoas entre 30 e 39 anos e entre 18 e 29 anos terão a obrigação de comprovar o esquema completo em outras datas (a partir de 1° de novembro e 1° de dezembro, respectivamente).
A comprovação da vacina para acesso aos espetáculos poderá ser feita por meio eletrônico, com o aplicativo Conecte SUS ou apresentação da caderneta ou cartão de vacinação emitidos pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) de cada Estado ou outro órgão governamental.
Como será o Natal Luz
Esta edição do Natal Luz conta com cinco atrações, sendo três delas ao ar livre, com ocupação de público restrita a 30% da capacidade. Segundo a assessoria, os espetáculos Natalis - A Criação e Navitaten, que vão ser apresentados no Lago Joaquina Bier, contarão com uma estrutura para 6 mil pessoas, sendo que, para cada noite serão comercializados em torno de 2 mil ingressos.
O mesmo ocorre com a ópera O Primeiro Milagre do Menino Jesus. Esta atração será dentro do auditório do Expogramado, com ocupação mantida em 30%, algo que equivale a cerca de 300 ingressos disponíveis por noite. O Grande Desfile, que ocorria dentro do pavilhão maior do Expogramado, foi transferido para a área externa.
Uma das novidades desta edição, O Reino do Natal ocorre em formato de visitação, com cinco ambientes montados dentro do pavilhão. Serão 60 sessões por dia, com grupos de até 48 pessoas liberados a cada 10 minutos.