O lago Joaquina Rita Bier foi palco da largada para o Natal Luz, de Gramado, na noite de quinta-feira (28). De forma inédita, um dos principais eventos do país estreou nesta temporada com um concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado, que apresentou um repertório que incluiu clássicos natalinos e de grandes sucessos do cinema, como o Super-Homem. Comandado pelo Maestro Linus Lerner, o grupo está completando 10 anos de apresentações pela cidade e região.
Também durante a abertura do evento foram exibidas, de forma breve, apresentações teatrais e musicais que fazem parte dos cinco principais espetáculos que integram a programação do Natal Luz e que podem ser conferidos pelos visitantes em diferentes datas e locais até o dia 30 de janeiro de 2022. Com o lago como cenário e com as arquibancadas no entorno, muito brilho, luzes e fogos de artifício também fizeram parte da abertura.
Dos seis mil lugares disponíveis, apenas dois mil foram ocupados, respeitando o distanciamento previsto nos protocolos de segurança aprovados pelo governo do Estado. Os assentos foram sinalizados e indicavam quais locais estavam disponíveis. Os espectadores eram, em grande parte, moradores de Gramado e região que trocaram 1 quilo de alimento não perecível por um ingresso. No total, segundo os organizadores, foram arrecadados quatro toneladas de alimentos, que serão doados para entidades assistenciais.
As colegas Flaviana Yamaguchi, Dainã Rabello e Cris Mors, todas de Gramado, estavam na expectativa pelo que iriam acompanhar na abertura.
— Depois de um período tão longo de afastamento, é um privilégio estar aqui para acompanhar esse evento de abertura. É um orgulho muito grande poder presenciar esse momento — conta Flaviana.
A família Chaves veio da cidade do Rio de Janeiro e conseguiu ingresso com a ajuda de amigos que moram na cidade. Segundo o autônomo Sérgio Chaves, 53 anos, era um desejo da família em conhecer Gramado e participar do Natal Luz. Ao lado da filha Mariana, 24 anos, e da esposa Margareth, 53, eles aproveitavam para tirar selfies nas arquibancadas do evento.
— É, sem dúvida, uma cidade muito bonita e que chama a atenção. Estamos na região durante toda a semana e vamos tentar ao máximo participar de tudo para termos boas recordações — afirma ele.
Chaves para o Papai-Noel e sem pacientes covid em Gramado
Antes das apresentações, o Papai-Noel oficial do evento recebeu de forma simbólica do prefeito Nestor Tissot (PP) as chaves da cidade como forma de marcar o início das comemorações natalinas. Mais cedo, durante o discurso, o prefeito disse que esperava pela presença do governador Eduardo Leite (PSDB), que foi representado no evento pelo secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini.
— O secretário Santini é um dos mais presentes na nossa região, mas também não poderia ser diferente. O governador deveria estar aqui também, acompanhando o que se faz nessa cidade que é modelo para todo o país — cobrou.
A presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo evento, e também secretária municipal de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, afirmou que a noite era especial por dois motivos: um deles era pelo retorno dos eventos presenciais do Natal Luz, que foram cancelados na temporada passada, e também porque o hospital Arcanjo São Miguel não registrava, até a noite de quinta, nenhum paciente internado devido à complicações da covid-19.
— São dois acontecimentos fantásticos e que mostram como temos motivos para celebrar nesta noite — disse ela, que é a primeira mulher a comandar a Gramadotur.
A programação do Natal Luz começou a ser planejada em agosto, quando o governo do Estado autorizou a realização do evento mediante protocolos específicos. Ainda de acordo com Rosa Helena, a realização do Natal Luz permitiu a criação de três mil empregos diretos e indiretos. Além disso, o Natal Luz é o quinto evento organizado pela empresa pública no segundo semestre deste ano - nos primeiros seis meses do ano apenas a Páscoa foi realizada, mas também com capacidade reduzida.
Representando o governo federal, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), chegou minutos antes da abertura do evento. Ele garantiu que, até o final deste ano, toda a população brasileira estará vacinada com as duas doses do imunizante contra a covid-19.