A Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos segue até esta sexta-feira (29). A ação ocorre em todas Unidades Básicas de Saúde de Caxias do Sul, exceto nas Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs) Alvorada, Centenário e Cristo Operário. O horário de atendimento é das 8h às 16h. É a última oportunidade para os pais ou responsáveis levarem seus filhos para verificar quais vacinas estão pendentes e providenciar as doses que faltam. Vale destacar que essa campanha não inclui a vacina contra a covid-19.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desde o início da campanha, no começo do mês, as Unidades Básicas avaliaram o caderno de vacinação de 7,3 mil crianças e adolescentes, e aplicaram mais de 4,8 mil doses. Dos jovens que compareceram, 66% tinham uma ou mais doses pendentes. Destes, a maior parte foram crianças de 0 a 4 anos (57%). A diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta Calloni, lembra os pais da importância de manter a imunização dos filhos em dia e destaca que, como o Calendário Nacional de Multivacinação passa por atualizações periódicas, procurar uma UBS é fundamental.
— A vacina foi a grande responsável por conseguirmos erradicar muitas doenças no país, principalmente a poliomielite, que desde a década de 80 não registra mais casos. É a medida mais eficaz para prevenir doenças, tanto na proteção individual quanto na coletiva. Então pedimos que os pais e mães que não foram até o serviço de saúde para levar seus filhos compareçam para verificar a caderneta. O calendário tem passado por diversas modificações, sempre com a inclusão de novas vacinas. Então por mais que não tenham vacinas atrasadas no cartão, pode ser que tenha sido inclusa uma nova e os pais não saibam. Por isso é muito importante a campanha — reforça.
Em Caxias do Sul, a meta da campanha é ampliar a cobertura vacinal, que atualmente é de 74,3% em crianças e adolescentes, sendo que a cobertura considerada ideal é de 95% para a maioria das vacinas. Juliana destaca também que o Brasil é referência mundial pelo número de vacinas ofertadas gratuitamente, são 20 para a faixa etária da campanha.
Historicamente, a vacina é uma grande aliada no enfrentamento de doenças graves e suas complicações, entretanto, segundo a diretora, tem sido observada queda nas coberturas vacinais, principalmente neste último ano. E isso significa que as crianças e adolescentes não estão com as vacinas em dia.