A futura ligação entre Gramado e o distrito caxiense de Vila Oliva, que deve ser um dos principais acessos ao novo aeroporto regional da Serra, passa por estudos topográficos. O levantamento ocorre nas áreas dos dois municípios e é fundamental para a realização dos projetos.
O trajeto da nova estrada já possui uma definição prévia, acordada em abril entre técnicos de Caxias do Sul e Gramado. Durante uma verificação presencial na época, as equipes identificaram que o atual traçado entre os dois municípios não é o ideal para uma estrada de classe dois, que permite veículos leves e pesados.
Os técnicos também identificaram um ponto mais favorável para a travessia do Rio Caí, onde deve ser construída uma nova ponte. A partir dessa vistoria, se constatou a possibilidade de utilizar uma estrada municipal já existente, que liga as localidades de Bem-te-vi e Tunas Altas. No lado de Gramado, o acesso se dará pela região conhecida como Pedra Branca.
O objetivo dos levantamentos agora, segundo a secretária do Planejamento de Caxias, Margarete Bender, é o traçado exato da estrada. Isso também permitirá definir a localização específica da ponte a ser construída.
— Depois do estudo se faz o projeto, mas o levantamento já vai permitir a orçamentação — destaca Margarete.
Em Caxias do Sul, o estudo será realizado em um trecho de 7,7 quilômetros entre Bem-te-vi e o Rio Caí. O restante do trecho já possui o levantamento. O contrato tem duração de seis meses e custará R$ 26.796. Já no lado de Gramado, o contrato foi assinado ainda em junho com término em outubro. O trabalho, que inclui coleta aérea de dados, está orçado em R$ 32,5 mil.
Embora não descarte outras alternativas, a prefeitura de Caxias aposta na concessão da estrada para viabilizar os recursos necessários para tirá-la do papel. O assunto será estudado pela Secretaria de Gestão, Finanças e Parcerias de Caxias, que irá avaliar se a parceria é viável e qual o melhor modelo. Para isso, no entanto, é necessário ter os estudos e orçamentos concluídos. Além de permitir a ligação entre Gramado e o aeroporto, a estrada irá reduzir em 27 quilômetros a distância entre Caxias e o município das Hortênsias, em relação ao trajeto atual, via BR-116 e RS-235.