Ficar atento a sinais e sintomas é o primeiro passo para vencer o câncer infantojuvenil. Por isso, a campanha nacional Setembro Dourado se dedica a conscientizar e levar informações sobre a importância do diagnóstico precoce da doença em crianças e adolescentes.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer representa a primeira causa de óbitos por doença entre pessoas de 0 a 19 anos. Mas a boa notícia é que, conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), cerca de 80% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em locais especializados.
Para a oncologista pediátrica do Hospital Geral de Caxias do Sul Kárita Corbellini, pais, educadores e profissionais da saúde precisam ser abastecidos com informações sobre o câncer infantojuvenil para que possam estar atentos, principalmente, a sintomas e queixas persistentes, como febre, dor no ossos, perda de peso, cansaço, indisposição para atividades rotineiras como brincadeiras, entre outras — veja mais abaixo.
— Assim como nos adultos, o diagnóstico precoce nos permite que a doença seja identificada em fases menos avançadas. No câncer adulto, temos métodos de rastreamento da população em geral. Por exemplo, para as mulheres há o exame de colo de útero, as mamografias periódicas. Para a criança, isso não existe. Não há um exame universal que identifique quem tem ou poderá ter um tumor. Os sintomas são bem inespecíficos e podem acontecer em diversas doenças, não só no câncer. É bem comum vermos que os pacientes não receberam a devida importância desde a primeira queixa relacionada à doença, não só por parte das famílias, mas também por parte dos médicos que atendem estas crianças — analisa a médica.
Segundo a especialista, o principal câncer que acomete crianças e adolescentes é a leucemia. Na lista da SBP, ainda aparecem os tumores do sistema nervoso central e os linfomas, como os mais recorrentes ao público infantil. A médica lembra que o câncer pode atingir até mesmo recém-nascidos e, diferentemente de alguns tumores em adultos, os fatores que levam ao aparecimento da doença em crianças são variados.
_ Existem fatores externos que podem gerar o câncer, como a exposição à radiação na gestação; crianças que são muito expostas a agrotóxicos, desde a vida intrauterina. Mas a causa específica do câncer infantil não é bem esclarecida. A minoria dos casos tem origem familiar _ detalha a médica.
Kárita ainda explica que o tratamento pode durar até dois anos, envolvendo quimioterapia, radioterapia e intervenções cirúrgicas e a criança ou jovem é acompanhado por pelo menos cinco anos após o fim do ciclo de atendimento.
Entidade presta apoio a famílias da Serra desde 2009
Fundada há 12 anos, a Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha (Domus) é uma das instituições da Serra que presta atendimento. Hoje, são 15 famílias atendidas na região de abrangência das 49 cidades da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde. São crianças e jovens de 5 a 19 anos que são beneficiadas atualmente.
Os pacientes e familiares atendidos recebem apoio psicológico, de assistência social _ com doações de roupas e cestas básicas e acompanhamento de profissional da área _, além de atividades recreativas, educacionais e espirituais.
_ Nós precisamos dar o suporte psicossocial para que a família e a criança atravessem esse período com o menor impacto possível. A dor doença vai existir, mas tentamos atenuá-la. Nós, inclusive, proporcionamos consultas médicas de outras especialidades não cobertas pelo SUS, com nossos dentistas voluntários, por exemplo _ detalha o presidente da Domus e voluntário, Rocco Francesco Donadio.
Antes da pandemia, a Domus também oferecia abrigo aos pacientes e um responsável, pois muitos precisam se deslocar de outras cidades para receber o tratamento nos hospitais de Caxias do Sul e não têm onde ficar. A hospedagem gratuita, no entanto, está suspensa temporariamente para proteger a saúde dos usuários.
Ligada à Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer, a Domus levanta a bandeira do Setembro Dourado e ajuda a divulgar a campanha para os moradores da Serra.
— É uma campanha destinada não só para os pais, como para os professores e para os médicos. Precisamos sensibilizar toda a comunidade para o diagnóstico precoce com urgência — ressalta Donadio.
A Domus aceita colaboração da comunidade. Uma das formas de ajuda é pela chave do Pix, cujo número é 10852561000172. É possível doar mensalmente também, com colaborações que partem de R$ 10. Doações de alimentos e tampinhas plásticas são bem-vindas. Todos os detalhes sobre sintomas do câncer infantojuvenil, diagnóstico e formas de ajudar podem ser conferidos no site domusserragaucha.org.br.
SINTOMAS DO CÂNCER INFANTOJUVENIL
:: Febre persistente.
:: Dor óssea.
:: Reflexo esbranquiçado no olho.
:: Cansaço e irritabilidade.
:: Surgimento de caroços, principalmente, na barriga.
:: Perda de peso.
:: Estrabismo repentino.
:: Dor de cabeça persistente.
:: Aumento de volume em qualquer região do corpo.
:: Aparecimento de manchas roxas pelo corpo ou ao redor dos olhos.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Domus.