A prefeitura de Caxias do Sul publicou, no Diário Oficial do município desta terça-feira (28), o decreto de emergência em função do temporal que atingiu a cidade na semana passada.
Segundo o chefe de gabinete, Cristiano Becker, o prazo transcorrido foi necessário devido à confecção dos laudos e relatórios das vistorias feitas nos locais atingidos, principalmente, nos distritos de Vila Oliva e Santa Lúcia do Piaí. Os documentos foram elaborados pelas secretarias de Obras, de Habitação e Fundação de Assistência Social.
— A partir da decreto, estamos em contato com a Defesa Civil estadual para que consigamos a homologação por parte do Estado e o reconhecimento por parte da União. Disparamos esse decreto no sistema de reconhecimento de desastres, do governo federal, para que o Estado faça a análise e encaminhe para reconhecimento federal — explicou Becker.
Os prejuízos causados pela forte chuva de granizo e vento do último dia 20 de setembro ultrapassam R$ 50 milhões em Caxias, com danos em casas e na agricultura.