Um dos atos previstos para ocorrer neste feriado de Sete de Setembro, em Caxias do Sul, o "Grito dos Excluídos e Excluídas" teve seu adiamento confirmado no final da manhã. Seria uma caminhada com saída do bairro Fátima, organizada por diversas entidades, como como movimentos estudantis, sindicatos e partidos de esquerdas, além da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho (EFFPT).
De acordo com a coordenadora da EFFPT, Rita Casiraghi Moschen, uma reunião será marcada ainda nesta semana a fim de definir uma nova data para o ato.
- Não vamos pedir para as pessoas se exporem durante uma caminhada. Se fosse em local fixo, ou com algum tipo de abrigo, seria diferente. Mas numa caminhada, que não é curta, não dá para expor as pessoas debaixo de chuva. Nossa ação tem que ser coerente com o nosso lema: a vida em primeiro lugar - comenta Rita.
Esta seria a 26ª edição do Grito em Caxias do Sul, tradicionalmente realizado após os tradicionais desfiles de 7 de Setembro também em diversas outras cidades brasileiras.