O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), que monitora as bacias hidrográficas, emitiu um alerta de monitoramento na manhã desta quarta-feira (8) referente à bacia do rio Caí para o município de São Sebastião do Caí. Conforme o aviso, a previsão é de que por volta das 17h o rio atinja o nível 8,58 metros, sendo que a cota de inundação começa a partir dos 10 metros, de acordo com o serviço.
A Defesa Civil do município informou durante esta manhã que o acúmulo de chuva nas últimas 24h foi de 68 milímetros, que o aumento de nível ocorre com lentidão e que ainda não há necessidade de remover as famílias ribeirinhas.
— Por enquanto estamos sob alerta de monitoramento. Acreditamos que não passe dos nove metros. A mobilização para evacuação começa somente quando atinge 10 metros. Pelo que observamos nos pontos mais altos, não há este risco — afirma o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião do Caí, Ênio dos Santos.
O alerta também foi emitido para o município de Montenegro, com previsão de que o rio Caí atinja no local o nível de 5,37 metros até o final da tarde, sendo que a cota de inundação é de seis metros lá. No município, a chuva acumulada nas últimas 24h também ultrapassou os 50 milímetros.