Para celebrar o dia de São Francisco, padroeiro dos animais, que é comemorado no dia 4 de outubro, o curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com o Projeto Mão Amiga, desenvolve uma ação social. O projeto é direcionado a crianças e adolescentes de seis bairros de Caxias do Sul, juntamente com seus animais de estimação.
Estão programadas para o sábado, dia 2 de outubro, ações educativas nos centros de acolhida em que o Projeto Mão Amiga dá assistência. O objetivo é transmitir para as 600 crianças e adolescentes os principais cuidados que devem ter com os seus animais. Ao todo elas possuem cerca de 650 pets. Temas relacionados a posse responsável, sanidade, nutrição e bem estar animal serão discutidos pelos professores e alunos da graduação e pós-graduação da universidade.
Na semana seguinte, entre os dias 4 e 7 de outubro, 175 crianças e adolescentes serão recebidos na UCS, a fim de participarem de atividades com os professores e alunos do curso de Medicina Veterinária. Eles visitarão laboratórios, clínica veterinária e jardim zoológico. O intuito da ação de São Francisco é mostrar para as crianças e adolescentes os principais cuidados que devem ter com os seus animais, melhorando a sanidade e qualidade de vida deles, além de prevenir a transmissão de doenças entre os pets e seus tutores.
Está sendo realizada também a Campanha de São Francisco, que segue até 30 de setembro. A ação visa arrecadar itens para ajudar famílias em vulnerabilidades social e seus animais de estimação. Já foram arrecadados alimentos, roupas, ração e vermífugos para serem distribuídos às famílias. Quem quiser ajudar pode realizar a sua doação nos blocos S, 57, 58, 74 ou na Clínica Veterinária da UCS.
— Nós sempre fizemos ações sociais, temos projetos em que vamos nas escolas falar sobre zoonose, tem o projeto posse responsável e também era realizado o projeto leite nas escolas. Mas algo tão grande como a ação desse ano, nunca tínhamos feito e também nada relacionado ao Dia de São Francisco — explica a professora Luciana Laitano Dias de Castro.
Participam da ação 13 professores, 25 alunos da graduação, quatro alunos da pós-graduação e dois veterinários do programa de Aprimoramento Profissional.