Dentro das comemorações da Semana Farroupilha, foi realizada na manhã desta segunda-feira (20), em Caxias do Sul, a cavalgada Chama Crioula. O percurso, que começou às 9h, partindo do Monumento ao Imigrante, passou pelo Centro e encerrou por volta das 11h20min na sede da 25ª Região Tradicionalista (25ª RT), no bairro Sagrada Família. No local, os participantes receberam uma bênção durante a tradicional Missa Crioula, presidida pelo padre Osmar Coppi. De acordo com os organizadores, cerca de 90 cavalarianos participaram da atividade.
Ainda antes da chegada ao destino final, o grupo fez uma parada no Lar da Velhice São Francisco de Assis, onde foi aplaudido pelos idosos na área externa. A chama crioula foi recebida pelo coordenador da entidade, Valdir Costella.
— Com esse isolamento social, os idosos ficaram um pouco mais cabisbaixos e isso com certeza trouxe vida e alegria ao lar. Somos muito gratos por este momento — disse.
Os moradores do Lar da Velhice acompanharam o hino riograndense que foi tocado na presença dos cavalarianos. Da varanda, pilchados, pai e filho que residem no local se emocionara assistindo:
— Foi a coisa mais linda do mundo. A Semana Farroupilha é muito importante pra nós, sempre gostei de participar. Hoje estamos fazendo essa festa aqui, já que não podemos participar fora — comentou José Claucir de Oliveira, 62 anos, que mora no lar com o pai José Batista de Oliveira, que tem 87 anos.
A programação da Semana Farroupilha em Caxias do Sul ocorre de forma mais enxuta neste ano, em função da pandemia, e em formato híbrido (presencial e online). No final de semana, o Torneio de Laço em Vila Oliva ocorreu restrito às entidades participantes. Apesar da adaptação, os festejos farroupilhas tiveram um bom retorno do público na avaliação do coordenador da 25ª RT, Rodrigo Ramos:
— Pra nós todos os dias são importantes, mas o dia 20 é a data máxima dos festejos. Tivemos boa aceitação do público nas apresentações online. O sentimento é de dever cumprido — afirma.
Nesta segunda-feira, a programação se encerra com atrações que podem ser acompanhadas pela página da 25ª RT no Facebook: Palestra Tratado de Ponche Verde (18), espetáculo com o Grupo Herança Fandangueira (19h) e espetáculo com Erlon Péricles (20h30min).