A Secretaria de Trânsito de Caxias do Sul estuda a implantação de semáforos e outras medidas de segurança no cruzamento das ruas Ernesto Alves e Treze de Maio, entre o centro e o bairro Jardelino Ramos. A medida ocorre após acidentes e um pedido, realizado pela comunidade, de instalação dos aparelhos no ponto.
De acordo com levantamento da pasta, o cruzamento registrou oito acidentes desde 2019, todos com danos materiais. Foram dois naquele ano, contra três em 2020 e outros três em 2021, até agora. No dia 15 de setembro, porém, uma colisão entre um Audi Q5 e um Peugeot 208 deixou uma pessoa levemente ferida. O acidente, que foi atendido pela Brigada Militar (BM) e ainda não está na conta da secretaria, deixou uma pessoa com ferimentos leves e ocorreu no dia em que foi protocolada a solicitação de instalação de semáforos.
Um morador das proximidades, que prefere não se identificar, relatou à reportagem que, ao longo de 12 meses, já presenciou cinco ocorrências semelhantes no cruzamento. Segundo ele, outra colisão ocorreu quatro dias antes do acidente entre o Audi e o Peugeot.
De acordo com o diretor de Trânsito da secretaria, Éder Martini, o trecho apresenta boa sinalização. Servidores da pasta, contudo, mantém conversas com a divisão técnica para verificar possíveis soluções para os acidentes.
— Temos que ter a sensibilidade de que um acidente já é um problema, mas claro que tem locais com acidentalidade bem maior, inclusive com semáforo. Sentimos uma melhora com a implantação de tachões no eixo, que impedem a troca de faixa perto do cruzamento. Se a comunidade fez a solicitação, alguma coisa tem — observa Martini.
Antes de adotar uma solução, técnicos da pasta têm observado o comportamento do trânsito no cruzamento. Essa é uma das variáveis a se levar em conta quando se fala em semáforos, já que os aparelhos impactam no fluxo. Outra medida em avaliação é a possibilidade de implantar sinalização de forma a desestimular o excesso de velocidade. Essas análises são necessárias porque o aclive da Rua Ernesto Alves pode dificultar a parada de motoristas em um semáforo.
Outra medida em estudo é a extinção das vagas de estacionamento do lado esquerdo da Ernesto mais próximo ao cruzamento com a Treze. Isso permitiria melhorar a visibilidade dos motoristas que circulam pela Ernesto e precisam visualizar quem se desloca pela Treze no sentido Norte-Sul (em direção ao bairro centro). Não há data para que as medidas sejam implantadas.