A Unidade Básica de Saúde (UBS) São Vicente se tornou um ponto de referência para casos suspeitos de covid-19, em Caxias do Sul, em 17 de março deste ano, período em que a cidade vivia o pico da doença. A medida foi adotada para desafogar, principalmente, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Central, que passou a ficar com os casos mais graves.
Na unidade, foram realizadas mais de 13,7 mil consultas médicas, 5,7 mil testes de covid-19 e mais de 23 mil procedimentos, como aferição de pressão arterial, medição de temperatura, oximetria, aplicação de medicação, entre outros.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com maior controle nos casos em função do avanço da vacinação, a partir desta quarta-feira (1º) a UBS volta às atividades de Atenção Básica. Ou seja, a atender aos moradores, que nesse período estavam sendo direcionados a outras unidades.
A UBS São Vicente contará com equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e atenderá de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 16h30min.
Todas as UBSs do município atendem a casos suspeitos leves de covid-19 e aplicam testes rápidos, mas pessoas com sintomas mais graves devem procurar as UPAs, que seguem sendo referência.