A chegada do mês de agosto traz consigo um olhar voltado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher em Caxias do Sul. Instituído por meio de lei municipal, em março de 2020, o Agosto Lilás contará com um ciclo de lives e palestras até o próximo dia 26. Ao todo, serão quatro encontros com temas diversificados, sempre com a mulher no centro do debate e transmissões online.
A abertura ocorre nesta segunda-feira (2) com a transmissão do Espetáculo Lunares, a partir das 15h. O evento será híbrido, sendo que as servidoras e autoridades convidadas poderão participar presencialmente. Toda a comunidade pode assistir, pois haverá transmissão simultânea para o canal do YouTube da prefeitura de Caxias do Sul. As convidadas Andrieli e Michella, da Companhia Joanas Do Ar, farão um debate sobre a produção do projeto e sua relação com a prevenção à violência contra mulher.
— Buscamos fazer uma programação diferente do que se faz nos outros meses. Por exemplo, em novembro, temos 16 dias de ativismo, onde já se fala bastante da violência, da denúncia, dos mecanismos que a Lei Maria da Penha prevê. Então, nesse mês de agosto, tentamos focar em outro viés, a questão de todas as outras violências que a mulher também sofre — explica a advogada Tamyris Padilha, titular da Coordenadoria da Mulher, que é ligada à Secretaria de Segurança e Proteção Social de Caxias do Sul.
A programação ainda conta com uma live sobre o bicentenário de Anita Garibaldi, uma palestra sobre o empoderamento feminino por meio do "não" e um debate sobre os desafios da mulher no mercado de trabalho predominantemente feminino, como o setor da mecânica —a live de encerramento terá participação da mecânica de Novo Hamburgo Aline Becker e a piloto de Fórmula Truck Cristina Rosito.
PROGRAMAÇÃO
Quando: nesta segunda-feira, 2 de agosto, às 15h.
O que: transmissão do “Espetáculo Lunares”.
Como participar: toda a comunidade pode assistir, pois haverá transmissão simultânea para o canal do YouTube da prefeitura de Caxias do Sul, por este link.
Atividade: as convidadas Andrieli e Michella, da Companhia Joanas Do Ar, farão um debate sobre a produção do projeto e sua relação com a prevenção à violência contra mulher.
Quando: 5 de agosto, quinta-feira, às 19h.
O que: live "Somos todas Anitas: bicentenário de Anita Garibaldi".
Como participar: transmissão através do canal do YouTube da prefeitura de Caxias do Sul.
Atividade: Neliane Ereno, vice-presidente do Instituto Anita Garibaldi, e a desembargadora Tania Reckziegel falarão sobre a comemoração dos 200 anos de Anita Garibaldi e da Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica.
Quando: 12 de agosto, quinta-feira, às 14h.
O que: palestra "Não, sem culpa: empoderamento feminino".
Como participar: o evento será híbrido, sendo que servidoras e autoridades convidadas poderão assistir presencialmente. Ainda haverá transmissão simultânea para o canal do YouTube da prefeitura de Caxias do Sul.
Atividade: a escritora Perla César e a coach Fernanda Giffoni abordarão o empoderamento sob o viés das maneiras de se comunicar de forma assertiva, impor limites e falar o "não" sem culpa.
Quando: 26 de agosto, quinta-feira, às 19h.
O que: live "Carro é coisa de mulher, sim!".
Como participar: transmissão através do canal do YouTube da prefeitura de Caxias do Sul.
Atividade: a mecânica Aline Becker e a piloto de Fórmula Truck Cristina Rosito irão tratar sobre os desafios que as mulheres enfrentam em um mercado de trabalho predominantemente masculino, bem como darão dicas para manutenção e condução de veículos.