Para encerrar o Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento da violência doméstica, ocorrerá uma ação especial voltada as vítimas de violência em Caxias do Sul. A atividade, que também faz parte da comemoração dos 15 anos da Lei Maria da Penha, será realizada a partir das 10h na sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). A delegacia fica no prédio da Polícia Civil, na esquina das ruas Sinimbu com a a Dr. Montaury, no Centro.
A ação de Atendimento Humanizado será promovida em conjunto com o Ministério Público/GEPEVID (Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher). No espaço, as mulheres terão acesso a diversos atendimentos. São eles: plantão jurídico-criminal com a promotora de justiça Letícia Ilges, plantão jurídico-cível (divórcio, regulamentação de pensão alimentícia e guarda) com o Saju/UCS, plantão psicológico com a Clínica Conatus e plantão social com a prefeitura de Caxias do Sul. Também haverá um espaço de terapias alternativas e embelezamento da mulher.
Patrulha promoveu dia especial à mulher
Uma mulher de 47 anos, vítima de violência doméstica, em Caxias do Sul, teve um dia de beleza no dia 19. A ação foi uma iniciativa da Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar (BM) que há mais de três anos acompanha esta vítima.
De acordo com a BM, a mulher nunca tinha entrado em um salão de beleza. Lá, ela teve atendimento especial, com cuidado dos cabelos, unhas, sobrancelhas e maquiagem.
Arrumada, a mulher foi levada a uma loja, de onde saiu com novo visual, e com os presentes que recebeu. O toque final ficou por conta de uma empresa de semijoias.
Operação Maria da Penha seguem até 20 de setembro
O 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT) iniciou as atividades da Operação Nacional Maria da Penha – Defenda a Mulher. A ação, que é de âmbito nacional, é realizada em todo o Estado, em integração com demais órgãos do sistema de segurança pública. A operação segue até o dia 20 de setembro.
A finalidade é fortalecer as ações de fiscalização das medidas protetivas de urgência, visando prisões pela constatação do descumprimento, e a redução dos indicadores de feminicídios e violência doméstica e familiar contra a mulher. Em Gramado, marcando o lançamento da operação, na manhã de quinta-feira (26), equipes realizaram barreiras de conscientização com a distribuição de folders e orientações na área central.
Os policiais Militares do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT) e a Polícia Civil também iniciaram a Operação Nacional Maria da Penha – Defenda a Mulher, nesta quinta. Desde as primeiras horas da manhã, a Brigada Militar de Bento Gonçalves, e Policiais da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam), cumprem mandados de busca e apreensão em diversos locais da região.
Até o momento foram apreendidas uma Pistola 9mm e 81 munições em um dos alvos na cidade de Pinto Bandeira, além de uma espingarda calibre 36 no distrito de Tuiuty, interior de Bento Gonçalves.