O Dia do Pedestre, lembrado neste domingo (8), é marcado por uma ação que destaca pontos críticos em calçadas de Caxias do Sul. A iniciativa foi do Vivacidade que colou adesivos em formatos de curativo em dez pontos da área central da cidade que apresentam buracos e outros problemas que comprometem a mobilidade de quem utiliza o passeio.
— O objetivo é provocar uma reflexão sobre o papel de cada um em ser e cuidar do pedestre. Afinal, todos somos pedestres em algum momento. Andar a pé é a forma mais antiga e democrática de mobilidade — afirma Madeline Juber, integrante do Vivacidade.
A ação também destaca que manter o passeio público em boas condições é um dever dos proprietários do terreno. Nos curativos colados neste domingo consta a frase: "Cuide do pedestre cuidando da sua calçada".
Segundo Madeline, assim como os demais projetos realizados pelo coletivo desde 2017 em Caxias do Sul, o intuito é gerar um impacto positivo para as pessoas no espaço urbano, lembrando da responsabilidade que cada um tem pelo lugar onde vive e chamando a atenção, também, para outros pontos como dimensionamento, iluminação e arborização, por exemplo.
— Florianópolis, em 2018, lançou uma espécie de “manual” didático para a construção e a manutenção de calçadas, é um exemplo interessante para nos inspirarmos — completa.
Os pontos que tiveram curativos colados neste domingo são:
:: Rua Treze de Maio, entre Sinimbu e Júlio de Castilhos
:: Esquina da Dr. Montaury com a Os Dezoito do Forte
:: Os Dezoito do Forte, quase esquina com a Feijó Jr.
:: Avenida Rio Branco, entre as ruas Dr. Protásio Alves e Miguel Muratore
:: Sinimbu, em frente à Catedral
:: Moreira César, quase na esquina com a Vinte de Setembro
:: Júlio de Castilhos, entre a Garibaldi e a Marechal Floriano
:: Matheo Gianella, perto da igreja do bairro Santa Catarina
:: Dr. Montaury, entre Flores da Cunha e Hércules Galló
:: Ernesto Alves, perto da Rodoviária