Nem mesmo o tempo instável deste sábado (21) impediu a circulação de pessoas no Ecoparque de Caxias do Sul. Reaberto depois de oito meses e após sofrer depredações, o espaço atraiu casais e pais e filhos que passeavam com cães e tomavam chimarrão no final da manhã. A área fica no Complexo Dal Bó, na Zona Norte, às margens da represa São Pedro, e ficará aberta diariamente, das 8h às 18h.
Inicialmente, a ideia da prefeitura era abrir apenas aos finais de semana, mas durante esse mês o poder público vai avaliar se será possível deixar o espaço aberto também durante a semana. O titular da Semma, o secretário João Osório Martins, ressalta que também é avaliada a presença fixa da Guarda Municipal no parque:
— Nós limpamos e realizamos a manutenção geral para poder reabrir neste sábado. A princípio, a Guarda Municipal vai passar mais seguido pelo Ecoparque para evitar novas depredações. Durante 30 dias ele ficará de portas abertas para que possamos ver como será e se acontecerão novas depredações.
Ele acredita que se o espaço for usado, a população ajudará a manter e cuidar do parque:
— Contamos e dependemos do apoio da comunidade para que cuide e zele do que é dela. É um espaço ao ar livre maravilhoso, com bancos, gramado, parque e estacionamento — diz, explicando ainda que, para reabrir, foi necessário a instalação de banheiros químicos, já que os fixos foram depredados durante o período em que o parque permaneceu fechado.
O autônomo Jodir Marcelo Correa e a costureira Rose Correa aproveitaram a manhã de sábado para conhecer o Ecoparque. Moradores do bairro Jardim Itália, eles caminhavam pela pista de caminhada depois de tomar chimarrão em um dos bancos.
— Esperamos que todos colaborem e cuidem do parque porque é um espaço maravilhoso — disse Rose.
Também na manhã deste sábado, Fábio Freitas de Barros, 38 anos, passeava com o filho Gael, três, e o cachorro de estimação da família, Snoopy:
— Não tem lugar aberto, ao ar livre e tranquilo para ele brincar, aqui é o espaço ideal. Pena que está esse tempo ruim, mas à tarde vamos voltar para ele andar de bicicleta.
A utilização de parques e praças em Caxias do Sul segue, atualmente, protocolos determinados pelo Estado para conter o coronavírus: eles permitem a prática de esportes e a permanência nestes locais desde que observadas as regras de distanciamento e uso de máscara. O descumprimento das regras em Caxias do Sul pode gerar multa de R$ 700.