Por conta das restrições impostas em razão da pandemia da covid-19, pelo segundo ano consecutivo, dois eventos marcantes realizados no mês de setembro, a Semana da Pátria e a Semana Farroupilha, não poderão receber público em Caxias do Sul. Ambos só poderão ser acompanhados por meio das transmissões virtuais.
Semana da Pátria
O Desfile da Independência, tradicionalmente realizado em todo o país no dia 7 de setembro, não ocorrerá em Caxias. A decisão é da Liga de Defesa Nacional e demais entidades. Conforme o Secretário do Esporte e Lazer (Smel), Gabriel Citton, a grande parte do evento será realizada presencialmente, mas sem a presença de público, que poderá acompanhar pelas transmissões virtuais. Diariamente, até 7 de setembro, a Smel transmitirá o hasteamento das bandeiras e os demais eventos via Facebook.
Outra ação que se mantém para este ano é o Drive-Thru Solidário para arrecadação de alimentos não perecíveis. Das 9h às 13h do dia 7 de setembro, na Praça Dante Alighieri, serão aceitas as doações, que depois serão destinadas ao Banco de Alimentos da cidade. Segundo Citton, o formato da Semana da Pátria teve uma boa aceitação no ano passado, tanto que outras cidades também estão aderindo neste ano. (Confira aqui a programação completa).
— A grande questão, importante de se salientar é que a Semana da Pátria é uma homenagem ao país que não tem ligação política — destaca Citton.
O tema nacional da Semana da Pátria é o Hino Nacional Brasileiro e o estadual é a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e a participação dos gaúchos na Segunda Guerra Mundial.
Semana Farroupilha
A Semana Farroupilha, realizada de 11 a 20 de setembro em Caxias do Sul, será em formato híbrido neste ano. A parte campeira será presencial, os protocolos estaduais e municipais permitem a realização, porque o laço é considerado esporte. Naturalmente, a atividade não vai ocorrer da mesma forma que em 2019, antes da pandemia, com todas as categorias participando, mas será realizado o Campeonato Regional de Laço no Parque da Vila Oliva somente com as entidades convidadas e sem a presença de público. Todo o evento será transmitido ao vivo.
As partes artística e cultural serão realizadas também, nos mesmos moldes do ano passado, com intensa programação. Haverá shows, além de outras atividades artísticas como declamação, gaita e intérprete, que vão ocorrer na Casa do Gaúcho. O público poderá acompanhar por meio das transmissões ao vivo na página da 25ª Região Tradicionalista no Facebook, no canal da Rádio Chimarrão no Facebook e no Youtube e a por meio da Sonido Produtora.
Como não haverá desfile, no dia 20 de setembro será realizada a cavalgada “Chama Crioula”, que incluirá, no final, a Missa Crioula Campal e Bênção dos Cavalarianos. O evento foi liberado pelo Estado.
—Falando em Caxias do Sul, venho acompanhando e vejo um certo aumento de casos, e nós como entidade tradicionalista, é difícil darmos uma opinião, a única coisa que podemos dizer é que nós, como entidade, como movimento tradicionalista gaúcho, temos nossa carta de princípios, e o primeiro item que é colaborar com o estado em suas demandas. Então devemos fazer o nosso papel junto com a sociedade, seguindo os protocolos, fazendo com que as coisas aconteçam, mas sempre preservando a saúde dos participantes — afirma o coordenador da 25ª Região Tradicionalista, Rodrigo Ramos.
No ano passado, durante a Semana Farroupilha, foi registrado o acesso de cerca de 350 mil pessoas nas transmissões virtuais.