Nesta quinta-feira (15), a Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul divulgou a antecipação da aplicação da segunda dose da AstraZeneca/Oxford no município. Antes, a segunda dose da AstraZeneca e Pfizer era aplicada com um intervalo de 12 semanas, ou 3 meses. Agora, o prazo foi reduzido para dez semanas.
Em Caxias, quem tomou a primeira dose da AstraZeneca até dia 8 de maio poderá receber a segunda dose no próximo sábado (17). A vacinação será em formato drive-thru nos Pavilhões da Festa da Uva, das 8h30min às 15h. Nas unidades básicas de saúde de Fazenda Souza, Vila Cristina, Vila Oliva, Vila Seca, Criúva, Santa Lúcia do Piaí, ocorrerá das 8h30min às 12h. Nas demais UBSs e unidades básicas vacinadoras, exceto o postinho do São Vicente, será das 8h30min às 16h.
É obrigatório apresentar a carteira de vacinação, um documento oficial com foto, CPF e se possível o Cartão SUS. Também é importante lembrar que a vacina pode estar identificada na carteira de vacinação como Covishield, Covax ou Fiocruz.
Suspeita da variante Delta motivou antecipação
A antecipação ocorre em razão da suspeita de dois casos da variante Delta (com origem na Índia) em investigação no Estado. As amostras dos dois casos foram enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e os resultados devem sair até sexta-feira (16).
O objetivo da antecipação é garantir melhor resposta imune para essa nova variante, uma vez que apenas uma dose é pouco efetiva. Por conta disso, na última quarta-feira (14), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) distribuiu 308.590 imunizantes Oxford/AstraZeneca para as coordenadorias regionais de saúde para antecipar a imunização.
Antecipação da Pfizer
A antecipação da segunda dose não contemplou as vacinas da Pfizer, por enquanto, em Caxias, pois o município começou a aplicar o imunizante apenas no dia 25 de maio, portanto ainda não fechou 10 semanas. A previsão da SMS é de que a antecipação ocorra no início de agosto para quem foi vacinado com Pfizer/BioNTech.