A vacinação de adolescentes com comorbidades ganhou forma na Serra gaúcha. Bento Gonçalves saiu na frente e já definiu como será a vacinação desse público, com agendamento, a partir desta sexta-feira (23), no Espaço de Saúde do Idoso, pelo telefone (54) 3055-8518. O horário é das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta. A aplicação das 360 doses destinadas à cidade inicia na segunda-feira (26).
Em Canela, os adolescentes com comorbidades começarão a ser vacinados na próxima terça-feira (27). Será no Centro das Feiras, sempre nas terças e quintas, entre 8h e 15h. Não haverá agendamento. É preciso apresentar atestado médico comprovando a doença pré-existente. No caso da obesidade, é necessário documento que comprove o Índice de Massa Corporal, e da diabetes, receita dos últimos três meses de medicação. Além disso, documento com foto, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. A cidade recebeu 162 doses da Pfizer, mas utilizará 130 para esse público. As demais serão reservadas para grávidas e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias.
Em Caxias do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde abriu nesta quinta-feira agendamento da vacina contra covid-19 para adolescentes com comorbidades e a imunização começa na terça-feira (27). Poderão ser vacinados jovens de 12 a 17 anos completos que comprovarem alguma das doenças definidas pelo Governo do Estado. A marcação deve ser feita neste site. Para fazer a vacina, o adolescente deverá estar acompanhado de um dos pais ou responsáveis. É obrigatório apresentar documentação que comprove a comorbidade, declaração assinada pelos pais ou responsáveis (disponível neste link e também nos postos de saúde), documento pessoal com foto dos pais ou responsáveis, Cartão SUS (se tiver), CPF e certidão de nascimento do adolescente. A vacina administrada será exclusivamente a Pfizer, conforme determinação da Anvisa.
As equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, farão o levantamento dos adolescentes que já possuem comprovação de doença pré-existente que se encaixe na lista divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) como critério para receber a dose da vacina contra a covid-19. Segundo o secretário de Saúde de Vacaria, Silvandro Fonseca, a partir desse levantamento, será feita busca ativa do público-alvo.
Para além das pessoas entre 12 e 17 anos que já têm cadastro na rede de atenção básica, os adolescentes que tiverem uma das comorbidades determinadas, devem procurar as unidades de saúde para apresentar documento que comprove a doença e, assim, agendar a aplicação do imunizante. Os telefones das unidades foram divulgados nas redes sociais da prefeitura.
As 228 doses da Pfizer destinadas ao município que serão utilizadas nessa etapa da vacinação chegaram na tarde de quarta-feira (21), na sede da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Caxias, e serão retiradas nesta quinta-feira (22) pela prefeitura de Vacaria.
— Vamos fazer o levantamento pelas equipes de ESF e dar uns dias para a avaliação médica. O quanto antes os identificarmos, iremos aplicar as vacinas. Acredito que semana que vem já conseguimos — disse Fonseca.
As comorbidades previstas são:
- Obesidade grave
- Pneumopatias Crônicas Graves (asma)
- Outros imunodeprimidos (doença congênita/rara/genética/autoimune, neoplasias ou outras condições que prejudiquem a resposta imunológicas no momento atual (em tratamento), cardiopatias congênitas com consequências sistêmicas, doenças reumatológicas com uso de medicamentos imunossupressores, pessoa vivendo com HIV, neoplasias ou doenças hematológicas em tratamentos ou que justifiquem imunossupressão)
- Hemoglobinopatia grave (doença falciforme ou talassemia maior)
- Doença cardiovascular
- Doença neurológica crônica
- Diabete Mellitus