A prefeitura de Caxias do Sul divulgou na tarde desta segunda-feira (19) novas flexibilizações nas medidas sanitárias em combate à pandemia do coronavírus. Assim como adiantado pela reportagem durante a manhã de segunda, as alterações mais significativas se referem ao número de público em eventos sociais; mudança no horário de atendimento e na capacidade de restaurantes; elevação no número de fiéis em cultos e missas, além do aumento no limite de ocupação em ônibus do transporte coletivo urbano.
As medidas foram definidas em reunião do gabinete de crise, nesta manhã, após a divulgação de diretrizes pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) aos prefeitos da Serra no fim de semana.
Da reunião com o Comitê de Crise, surgiram alguns apontamentos. De acordo com a prefeitura de Caxias, alguns setores são considerados “problemáticos” e devem passar por fiscalização mais intensa. Um dos exemplos citados pelo Executivo se refere a algumas lojas de conveniência de postos de combustíveis as quais estariam gerando e permitindo aglomerações. Outra preocupação é quanto à ocorrência de festas familiares e de jovens, o que pode ter relação com o aumento da infecção de covid-19 por parte os idosos.
— Percebemos, nos últimos dias, aumento nos casos de doenças em idosos. Ainda que vacinados, são mais suscetíveis à contaminação e ao desenvolvimento de outras doenças. É imperioso que se mantenha o uso de máscara e o distanciamento — ressaltou a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi.
À reportagem da Gaúcha Serra, ainda antes da publicação oficial do decreto, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB), pontuou:
— Queremos favorecer a economia, mas não podemos ser muito liberais a ponto de ter que voltar atrás. Queremos avançar degraus com segurança. A pior coisa que tem é um "vai e volta". Temos preocupação com os números de leitos de UTI nos hospitais. Assim que avançarmos com a vacinação, poderemos flexibilizar gradativamente.
Confira as mudanças:
:: Restaurantes ganharam tempo a mais para atendimento. O horário de funcionamento será até 1h, com autorização de ingresso dos clientes até meia-noite. O decreto anterior determinava a entrada de clientes até 22h, com fechamento até 23h59min.
:: Outra novidade é na ocupação. Agora, os estabelecimentos podem atender até 150 pessoas de forma simultânea, desde que seja respeitado o índice de 70% de ocupação das mesas. Anteriormente, a norma limitava a entrada a 70 pessoas.
:: Nos cultos e missas, poderão frequentar 50% do limite da capacidade do templo, respeitados os demais protocolos. Na norma antiga a capacidade permitida era de 25%.
:: Ônibus do transporte coletivo urbano terão aumento no limite da ocupação para 75%.
:: Eventos sociais poderão ter a presença de até 150 participantes, com duração de até seis horas, sem a necessidade de entrega de termo de responsabilidade. Danças seguem proibidas. Antes, a permissão era de até 70 pessoas.
:: Lojas de conveniência poderão funcionar até a meia-noite. O regramento anterior determinava o fechamento até 22h. No entanto, segue a proibição do consumo de alimentos e bebidas nas áreas internas e externas destes estabelecimentos, bem como aglomeração no entorno dos postos de combustíveis.
:: Liberação do uso das áreas comuns em condomínios e clubes sociais, respeitados os demais protocolos.
:: Retirada da restrição de uso das praças e parques, sendo que os bancos das praças serão recolocados para uso. Mas é necessário observar os demais protocolos existentes. Na medida antiga, estes espaços eram exclusivos para a prática de exercícios físicos.
:: As feiras e convenções com até 300 participantes também não precisarão enviar termo de responsabilidade.
:: Competições esportivas continuam dependendo de autorização da prefeitura de Caxias, mas não é mais necessário enviar o termo de responsabilidade.