O administrador de empresas Fernando Bertotto assume a presidência da Festa da Uva no lugar de Sandra Mioranzza Randon, a primeira mulher a comandar o evento. Ela seguirá na Comissão Comunitária da Festa e atuará, a convite de Bertotto, como vice-presidente. Bertotto foi escolhido como novo presidente da Comissão Comunitária na segunda-feira (26) e é quem deve comandar a 33ª Festa da Uva, que será realizada de 18 de fevereiro a 6 de março de 2022, em Caxias do Sul.
Bertotto tem 45 anos e trabalhou em todas as edições da Festa da Uva entre 2006 e 2016. Ele ocupou funções estratégicas em áreas como desfiles, infraestrutura e logística. Na Festa da Uva 2016, liderou a diretoria de Feiras e Eventos, setor responsável pela comercialização dos espaços e contato com expositores. Também foi diretor social do Recreio da Juventude durante 15 anos e atuou na área de marketing e comunicação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul.
Para ele, a busca de um recomeço diante da pandemia marcará a 33ª edição da Festa da Uva:
— O desafio é bastante grande porque estamos em uma pandemia que acreditamos que se encaminha para o final com o avanço da vacinação. Trabalhamos com o recomeço de uma vida relativamente normal porque todos querem sair e festejar. Hoje planejamos um evento com um público reduzido, mas prevendo que ocorra relaxamento nas medidas e possamos fazer uma festa um pouco maior, com mais público. Vamos trabalhar a simplicidade do colono e queremos fazer uma festa com a participação de todos. Contamos com a ajuda de entidades e distritos para trazermos de volta aquela essência: fazer parte porque ama a Festa da Uva.
Bertotto afirma que essa edição irá manter os projetos e ações que tiveram sucesso em 2019 e o que não teve êxito ficará de fora, como o fiorin card, que foi criado para agilizar o pagamento de bebidas e alimentos nos Pavilhões, mas que recebeu muitas reclamações de expositores e visitantes.
— Queremos trazer shows, mas ainda não sabemos como poderemos proceder. É uma incógnita no momento. Temos que aguardar os próximos meses — ressalta o presidente.
O presidente adianta também que a distribuição de uvas possivelmente seja mantida na entrada dos Pavilhões, como em 2019, mas o Palácio das Uvas será reativado - na última edição o espaço não foi usados para o consumo da fruta:
— É um ponto bacana e com uma vista maravilhosa. Em 2019 a distribuição das uvas na entrada da Festa foi muito positiva e vamos trabalhar com esse formato, mas o Palácio das Uvas é muito importante. A ideia é que volte a ter distribuição no espaço, mas com um novo formato.
As diretorias da Comissão Comunitária também serão renovadas e os novos nomes deverão ser anunciados na segunda quinzena de agosto. Além disso, uma equipe da secretaria da Cultura trabalha há duas semanas para desenvolver o tema da Festa da Uva e o planejamento dos desfiles de carros alegóricos, que seguirão na Sinimbu, assim como realizado na última edição do evento.
— Acredito que devemos anunciar o tema até a primeira quinzena de agosto, junto com os nomes da diretoria das comissões. Com o tema definido podemos sair vendendo os espaços e buscar patrocinadores — aponta.
Sobre a divulgação, o presidente garante que a rainha da Festa da Uva 2022, Pricila Zanol, e as princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann vão cumprir uma agenda, sempre respeitando as medidas de combate ao contágio de covid-19:
— Será feita uma agenda forte de divulgação a partir de agosto. O trio vai visitar os patrocinadores, possíveis patrocinadores, municípios e os veículos de imprensa.
Sandra Randon avalia trajetória à frente do evento
Depois de liderar a organização da Festa da Uva 2019, marcada por mudanças no formato, como a distribuição de uva logo na entrada do parque, Sandra se dedicará agora a ações de relacionamento da Festa com instituições, empresas e com a comunidade. Na gestão dela também foi criada a Festa das Colheitas, que celebra a produção hortifrutigranjeira de Caxias do Sul e da região.
— Há quatro anos estava à frente da Festa da Uva e encaramos uma série de desafios que contribuíram para pensarmos sempre o melhor para a Festa. Estou feliz em poder continuar presente, justamente por todo o trabalho e empenho da equipe num momento tão difícil. Nossa resiliência provou que o maior legado da nossa região é esse: superar e crescer com as dificuldades. Agora é o momento de abrir espaço para uma nova comissão e as pessoas entrarem com um gás diferente. Estou feliz em poder estar junto assessorando a todos e sendo esse elo entre a comunidade e todas as entidades nessa nova era que precisa juntar esforços — afirma.
Ela ressalta que encerrou o mandato com chave de ouro porque, apesar das dificuldades, a equipe conseguiu promover a escolha da rainha em um novo formato. Sobre a nova função, de vice-presidente, Sandra acredita que é tão desafiador quanto o papel de presidente:
— Vejo que esse trabalho é quase que diplomático porque é o momento de agregar, apoiar, de fazer o entrosamento. Vou desenvolver o papel de embaixadora da Festa. Todos que passam pela festa têm a responsabilidade de falar dela, de divulgar, e esse será meu papel fundamental. A Festa da Uva não se realiza sozinha, ela não consegue se sustentar sem a ajuda de todos, ela precisa de todos os caxienses. Temos um lema que agora faz muito sentido: Uma vez Festa da Uva, para sempre Festa da Uva.
Outra novidade anunciada pela organização é que a Comissão Comunitária terá uma segunda vice-presidência, que será destinada para o (a) vereador(a) que estiver na presidência da Câmara de Vereadores do ano vigente. O cargo atualmente é ocupado por Velocino Uez. Assim como nos últimos anos, as funções de presidente, vice-presidente e diretorias são voluntárias.