A estéta cosmetóloga Pricila Zanol, de 26 anos, é a rainha da Festa da Uva 2022. Ela é a figura mais representativa de um concurso que se tornou histórico, o primeiro a ser realizado sem a presença impactante das torcidas e longe do tradicional templo da festa: os Pavilhões. Priscila fez seu primeiro desfile como rainha já perto da meia-noite, acompanhada das princesas também escolhidas nesta noite: Bianca Fabro Ott, 28, e Bruna Mallmann, 27.
O trio desfilou pelo UCS Teatro sob os aplausos dos cerca de 180 convidados presentes. A cerimônia ocorreu no formato híbrido, com transmissão pela internet e público presencial reduzido.
Pricila representa a Sociedade Amigos de Ana Rech (Samar). Ela foi a primeira candidata a efetivar a inscrição para o concurso, no dia 6 de fevereiro de 2022. Bianca Fabro Ott é fisioterapeuta e representou o Círculo Saúde. Bruna Mallmann é professora e representou a Martinelli Advocacia.
Outra particularidade que acabou tornando essa edição do concurso tão marcante foi a interrupção da cerimônia, inicialmente realizada no dia 26 de junho, após a mãe da agora princesa Bruna passar mal na plateia, depois de vê-la desfilar. Maria de Lourdes Mallmann, 63 anos, foi socorrida, mas acabou morrendo, fato que motivou o cancelamento do evento. Ela foi homenageada no início da cerimônia de ontem, quando a presidente da Festa da Uva, Sandra Randon, pediu que os presentes fizessem um minuto de silêncio por sua partida. Sandra também fez referência ao desafio de dar continuidade ao processo de escolha após um fato tão inesperado e triste.
— O significado da festa é resiliência, força e amor. É o que nos faz estar aqui hoje, superando os desafios e as tristezas que nos encontraram pelo caminho. Esta noite nos faz refletir sobre a vida, sobre nossas trajetórias, mas principalmente nos une como ser humano, como família. Uma família que está junto para dar suporte uns aos outros — discursou.
A permanência de Bruna no concurso chegou a ser dúvida, mas ela decidiu continuar mesmo depois da partida da mãe. O desfile da candidata foi marcado por muita emoção. Ao som da canção Il Mondo, ela foi aplaudida de pé pelos presentes enquanto caminhava pelo UCS Teatro. Quando passou por sua família, o pai Carlos Alberto Mallmann e as irmãs Patrícia e Kamila, ela disse baixinho "é por vocês".
Na noite do dia 26, o concurso foi interrompido durante o desfile de Débora Scopel Moreira, que nesta quinta foi a primeira candidata a ser apresentada no UCS Teatro, às 20h36min. O concurso seguiu com os desfiles das demais embaixatrizes. Bianca Fabro Ott e Bruna, que foram as primeiras a desfilar na cerimônia do dia 26, ficaram por último porque suas notas já estavam computadas pelos jurados.
Neste ano, as candidatas desfilaram acompanhadas por trilha sonora ao vivo. As músicas escolhidas pelas embaixatrizes foram interpretadas pelo tenor Giovanni Marquezeli e pelo pianista Wagner Maciel. A maior parte do repertório entoado foi composto por clássicos italianos.
Ao contrário de edições passadas, quando era comum a rainha receber um carro, as soberanas da Festa da Uva 2022 terão como premiação uma avaliação facial e um procedimento estético, um clareamento dentário, dois conjuntos compostos por brinco e colar banhados a ouro 18 quilates, um celular e uma viagem para Foz do Iguaçu. O trio formado por Pricila, Bianca e Bruna vai representar a 33ª Festa Nacional da Uva, marcada para ocorrer de 18 de fevereiro a 6 de março de 2022.