O Fiorin Card foi criado para agilizar o pagamento de bebidas e alimentos na Festa da Uva, mas na prática o que se viu foram muitas reclamações de expositores e visitantes. O cartão terá seu uso flexibilizado a partir de hoje. Todos os 100 pontos de gastronomia, instalados nos Parque, vão aceitar o pagamento em dinheiro, cartões de crédito e débito e também no Fiorin Card. De acordo com o diretor Executivo da Festa da Uva, Luciano Pereira, a opinião dos expositores e dos visitantes da Festa foi decisiva para a mudança na forma de pagamentos.
Leia mais:
Fiorin Card na Festa da Uva: visitantes, expositores e até funcionários reclamam
Em fiscalização, Procon não encontra irregularidade no uso do Fiorin Card na Festa da Uva
— Desta forma, vamos agilizar o atendimento e garantir a satisfação dos visitantes. O sistema de cashless do Fiorin Card é comprovadamente eficiente e utilizado em grandes eventos como a Oktoberfest de Blumenau, o Lollapalooza e o Planeta Atlântida. No entanto, achamos que neste momento, é melhor flexibilizar o uso — destaca.
Desde o início da festa, em 22 de fevereiro, 15 mil pessoas utilizaram o sistema para efetuar a compra de alimentos, bebidas e entretenimento, conforme a organização.
Muitos expositores perderam clientes não habituados com o novo sistema. Mateus Medeiros acredita que o movimento vai melhorar com a mudança. Embora, segundo ele, as vendas historicamente cresçam ao longo da Festa, o expositor não esperava um primeiro final de semana tão fraco.
— Muitos chegavam e não sabiam que o pagamento era somente com o Fiorin.
Um expositor, que preferiu não se identificar, contou que a média de espetinhos vendidos em edições anteriores era de 10 mil. Neste ano, se apenas o Fiorin Card fosse aceito, ele estimava não comercializar mais de mil espetos.
Para Vagner Amorim da Silva, faltou organização para garantir que nenhum visitante ficasse sem o cartão.
— Eles não estavam dando conta de abastecer o Fiorin. Isso acabou prejudicando a gente e o público que ia embora sem comer — acrescentou.
O que muda
:: Quem tiver saldo no Fiorin Card pode continuar utilizando o cartão e efetuar recargas até o final da Festa da Uva, no dia 10 de março.
:: Os guichês para devolução do cartão ou para reembolso seguem em funcionamento no parque da festa.
:: Quem ficou com saldo no cartão também pode solicitar a devolução pela internet no endereço: netpdv.com/festadauva