Um dos questionamentos mais recorrentes nos últimos dias, principalmente nas redes sociais, se refere ao avanço da vacinação contra a covid-19 por faixa etária em Caxias do Sul. É que no intervalo de 22 a 30 de julho, o público-alvo foi ampliado em apenas uma faixa etária, passando de 34 para 33 anos, nesta sexta-feira e sábado (30 e 31).
As dúvidas sobre o assunto se embasam, por exemplo, no fato que cidades como Porto Alegre e Pelotas, com população maior e relativamente similar a Caxias, já estão vacinando a população de 30 e 29 anos, respectivamente. Já Canoas, terceira maior cidade do Estado, havia estagnado na faixa de 33 anos, justificando a falta de doses para o ritmo menos acelerado. Mas confirmou a aplicação para pessoas de 32 anos ou mais neste sábado.
A diretora da Vigilância em Saúde de Caxias do Sul, Juliana Argenta Calloni, concorda que a vacinação ficou mais lenta desde que a cidade entrou na casa dos 39 anos para baixo:
— Este é um ponto muito importante porque, quando avaliamos a pirâmide etária, verificamos que, quanto menor o número de idade, maior o quantitativo de pessoas. Então, para que a gente consiga avançar uma faixa etária, precisamos um número muito maior de doses do que precisaríamos para vacinar uma faixa etária na população mais idosa — explica Juliana.
Outro fator que impacta diretamente na rapidez ou lentidão do processo, segundo ela, é o número de doses enviadas para as secretarias municipais. Além disso, a diretora da Vigilância em Saúde aponta que deve-se levar em conta a recente permissão de aplicações da Pfizer em adolescentes de 12 a 17 anos, o que divide ainda mais as doses que chegam ao município. Na quinta, a Secretaria da Saúde anunciou a chegada de 2.208 doses de Pfizer e 3.850 de CoronaVac destinadas à primeira aplicação, um número de vacinas considerado baixo pela pasta.
— Nas últimas semanas, tivemos um quantitativo menor de doses, o que não nos permite acelerar com a vacinação na medida que gostaríamos. Proporcionalmente, Caxias também recebeu menos doses do que outros municípios. Estes dados estão à disposição da população no painel da SES (Secretaria Estadual da Saúde) — salienta a diretora.
Sobre o avanço da vacinação na Capital, que iniciou a imunização de homens e mulheres com 30 anos ou mais na sexta-feira, a diretora da Vigilância em Saúde de Caxias do Sul aponta que um dos motivos se refere à distribuição das primeiras remessas de Pfizer.
— Se formos lembrar o início da vacinação com a Pfizer, os primeiros lotes desta vacina eram enviados só para as capitais (a primeira remessa com 32.720 doses chegou ao Estado em 3 de maio e foi destinada apenas aos postos de saúde da Capital). Porto Alegre acabou sendo beneficiada, porque recebeu muitas doses a mais, possibilitando um avanço maior do que em Caxias — justifica Juliana.
A IMUNIZAÇÃO NAS CIDADES MAIS POPULOSAS DO RS
:: Porto Alegre: na sexta-feira, iniciou a aplicação da primeira dose para homens e mulheres a partir de 30 anos.
:: Caxias do Sul: na sexta e neste sábado imuniza a população com 33 anos ou mais.
:: Canoas: neste sábado aplica a primeira dose para moradores com 32 anos ou mais.
:: Pelotas: programa a vacinação de pessoas de 29 anos ou mais para este sábado e segunda-feira.
:: Santa Maria: na quinta, vacinou pessoas de 32 anos ou mais com a primeira dose. O sábado, assim como foi a sexta-feira, será dedicado à segunda dose.
Vacinação prossegue neste sábado para primeira e segundas doses
A vacinação para pessoas a partir de 33 anos terá continuidade neste sábado em Caxias. A primeira dose será aplicada apenas nas unidades básicas de saúde (UBSs) Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário, das 9h30min às 13h30min. Outro público que pode buscar a imunização contra o coronavírus nestes mesmos horários e locais são as gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto).
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está ocorrendo baixa procura por este grupo. Para receber os imunizantes, é necessário apresentar documento pessoal com foto, CPF e Cartão SUS (se tiver). Para a segunda dose, é obrigatório levar a carteira de vacinação, além dos demais documentos listados anteriormente.
Também neste sábado está programada a aplicação da segunda dose para pessoas que receberam a primeira aplicação de CoronaVac no dia 3 de julho ou antes. A segunda aplicação também está disponível para quem recebeu a AstraZeneca no dia 22 de maio ou antes. Ambos os imunizantes serão ofertados das 9h30min às 13h30min, nas unidades Centenário, São Ciro, Cristo Operário, Alvorada, Centro de Saúde, Rio Branco e São José.
A SMS reforça que todas as unidades de saúde estão funcionando como ponto de coleta de agasalhos e alimentos não perecíveis.